Publicado em 09/01/18 11:50

Dica Cultural: animação Era uma Vez Outra Maria debate os direitos das mulheres



Produzido pelo Instituto Promundo, a animação Era uma Vez Outra Maria conta sobre a vida de uma menina que começa a descobrir o mundo. O dia a dia da personagem e as diversas experiências retratadas na obra acabam por discutir os reflexos das relações de gênero no crescimento de jovens mulheres como ela.

O enredo mostra Maria questionando as expectativas de como ela deve ou não deve ser, debatendo seus direitos e a forma com que a educação influencia seus desejos, comportamentos e atitudes. Sem falas, o filme traz sensibilidade na hora de abordar temáticas como sexualidade, violência, amadurecimento e a necessidade de realizar escolhas.

A obra é didática e pode ser utilizada por profissionais e organizações interessados em conversar sobre saúde e autonomia das mulheres jovens.

Ficou interessado? Você pode conferir o filme na íntegra clicando aqui. Depois nos conte o que achou e indique para os amigos!

Essa animação faz parte da filmografia selecionada pela Childhood Brasil com o objetivo de utilizar a cultura como forma de tratar sobre o tema da violência sexual de crianças e adolescentes de uma forma descomplicada e acessível. Você pode conferir mais detalhes sobre a obra e conhecer outras aqui no site.