Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Childhood Brasil foi uma das realizadoras da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que aconteceu em Brasília de 19 a 22 de maio. O evento marcou os 25 anos de mobilização do dia 18 de maio,  com uma programação dividida entre o Simpósio Nacional e o Encontro Nacional dos Centros de Atendimento Integrado (CAIs).

O encontro reuniu especialistas, gestores públicos, representantes da sociedade civil e do Sistema de Garantia de Direitos para promover debates, compartilhar experiências e propor diretrizes para implementar a Lei da Escuta Protegida e uma política nacional de enfrentamento à violência sexual. Também foram destaques as boas práticas dos CAIs, reflexões e compromissos para avançar neste serviço nos municípios e estados. 

Itamar Gonçalves participa do IV Encontro Nacional dos Centros de Atendimento Integrado

A Semana foi realizada em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes (CIEVSCA), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF Brasil), o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil. Veja como foi no canal do MDHC

Orientações técnicas entregues ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Durante a programação, a Childhood Brasil realizou a entrega pública de um documento fundamental para essa causa, com orientações técnicas para a criação e implantação dos Centros de Atendimento Integrado (CAIs), conforme a Lei da Escuta Protegida (nº 13.431/2017). O material foi entregue à Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, e serve como referência para profissionais que atuam na defesa de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, inclusive a sexual.

Na foto, ao centro, temos a Ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, e ao lado dela, da esquerda para direita, a equipe da Childhood Brasil: Eva Dengler, Superintendente de Programas e Relações Empresariais, Itamar Gonçalves, Superintendente de Advocacy, Raquel de Paula Oliveira, Gerente de Comunicação e Marketing, e Lais Peretto Peretto, Diretora Executiva.

Na foto, temos a Ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, ao centro, e ao lado dela, da esquerda para direita, a equipe da Childhood Brasil: Eva Dengler, Superintendente de Programas e Relações Empresariais, Itamar Gonçalves, Superintendente de Advocacy, Raquel de Paula Oliveira, Gerente de Comunicação e Marketing, e Lais Peretto Peretto, Diretora Executiva.

Acesse o documento completo aqui para conhecer todas as diretrizes para a implantação dos CAIs.

Artigos relacionados