Rainha Sílvia da Suécia, no Brasil, visita iniciativas de proteção à infância

A Childhood Brasil, fundada pela Sua Majestade, fez um breve resumo dessa visita!

Nos últimos dias 8 e 9 de novembro, a Rainha Silvia da Suécia – acompanhada do Rei Carl Gustaf e da Princesa Madeleine – esteve no Brasil para conhecer de perto algumas importantes iniciativas de proteção à infância no nosso país. A Rainha Silvia da Suécia, que é presidente da World Childhood Foundation e fundadora da Childhood Brasil, conheceu o Complexo de Escuta Protegida de Vitória da Conquista-BA e marcou presença no 16º Encontro Anual Na Mão Certa, além de visitar a ONG Resgatando Vidas, na Zona Norte de São Paulo.

 

Confira um breve resumo da visita da Sua Majestade!

 

Complexo de Escuta Protegida de Vitória da Conquista

 

O primeiro Complexo de Escuta Protegida da Bahia é um ambiente seguro e acolhedor para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências realizarem seu relato para profissionais qualificados.

Inaugurado em 2021, esse Complexo é fruto de uma cooperação técnica entre Childhood Brasil e a prefeitura do município para implementação da lei 13.431 de 2017, popularmente chamada de Lei da Escuta Protegida.

A Childhood Brasil ajudou a desenhar o fluxo de atendimento em toda a rede de proteção. Também somamos esforços na articulação com outros órgãos, como a Segurança Pública e o Judiciário – uma das principais inovações da lei está justamente nessa aproximação de órgãos que sempre trabalharam de forma isolada. 

“Venho acompanhando, ainda que à distância, os excelentes resultados da nossa parceria com o município na implantação da Lei 13.431/2017. Estou muito realizada porque hoje tive a oportunidade de ver e escutar dos profissionais tudo que vem sendo desenvolvido em prol de cada uma das crianças, entendi aqui que é possível os sistemas de política pública, segurança e justiça atuarem como um único Sistema, protegendo integralmente as crianças e jovens “, afirmou a Rainha no seu discurso em Vitória da Conquista.

 

16º Encontro Anual Na Mão Certa

 

Realizado na sede da FIESP no dia 9 de novembro, em São Paulo, o 16º Encontro Na Mão Certa celebrou as conquistas do Programa Na Mão Certa, principal iniciativa da Childhood Brasil junto ao setor privado. Há 16 anos, o programa vem transformando a realidade da exploração sexual nas rodovias e hidrovias do Brasil.

Além do discurso da Rainha Silvia da Suécia, o evento apresentou quatro diferentes painéis e reconhecimentos de empresas e caminhoneiros parceiros.

O evento também contou com a participação do Rei Carl Gustaf e da Princesa Madeleine, além de Josué Gomes da Silva, presidente da FIESP, conselheiros da Childhood Brasil, representantes de empresas parceiras, caminhoneiros e muito mais!

Assista o “16º Encontro Anual Na Mão Certa” aqui: https://youtu.be/KPkYW-Yyfqk

 

ONG Resgatando Vidas 

 

Acompanhada do Rei Carl Gustaf, da Princesa Madeleine e de um grupo de conselheiros da Childhood Brasil, também no dia 9 de novembro a Rainha Silvia da Suécia fez uma visita ao Instituto Resgatando Vidas, que fica no bairro de Vila Dionísia, na Zona Norte de São Paulo.

O Instituto Resgatando Vidas promove a cidadania e a transformação social por meio de oficinas culturais e esportivas para crianças e adolescentes, além de capacitação e qualificação profissional para jovens e adultos.

A rede Gerando Falcões, da qual o Instituto Resgatando Vidas faz parte, foi uma das organizações beneficiadas pela doação da Fundação “Care About the Children”, da Rainha Silvia. A doação foi direcionada para o projeto chamado Corona no Paredão, que distribuiu cartões recarregáveis para a compra de produtos de higiene e alimentos durante a pandemia do COVID-19.

A Childhood Brasil ofereceu o Workshop do projeto Crescer Sem Violência para os educadores do Instituto Resgatando Vidas e da comunidade local. O objetivo é qualificar ainda mais os profissionais da rede de proteção com uma metodologia de referência para prevenir e enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Artigos relacionados