Proteja Brasil: o que é e como usar o aplicativo

Saiba como usar o Proteja Brasil, aplicativo criado para engajar toda a sociedade na proteção da infância

Proteja Brasil é um aplicativo gratuito que funciona em celulares e tablets e que permite que todas as pessoas se engajem na proteção de crianças e adolescentes. Criado pelo Ministério dos Direitos Humanos (atual Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) em 2013 em parceria com o UNICEF Brasil, é um canal que recebe denúncias anônimas de qualquer violência contra crianças e adolescentes no País, incluindo violência sexual e crimes de internet.

Em que situações posso fazer uma denúncia no Proteja Brasil?

O Proteja Brasil pode ser utilizado em caso de qualquer suspeita de violação dos direitos de crianças e adolescentes. Além do abuso sexual e da exploração sexual, há outras violências que você pode denunciar: negligência, violência psicológica, violência física, cyberbullying, trabalho infantil e tráfico de crianças e adolescentes. As denúncias são encaminhadas para o Disque 100, serviço de atendimento do governo federal.

O aplicativo também recebe denúncias de locais sem acessibilidade, de crimes na internet e de violações de direitos de outros grupos em situação vulnerável na sociedade. É o caso de idosos, pessoas com deficiência, a comunidade LGBT e a população em situação de rua.

Como faço uma denúncia pelo Proteja Brasil?

O Proteja Brasil é gratuito e pode ser baixado diretamente na loja de aplicativos do seu celular. Disponível em português, inglês e espanhol, ele funciona em celulares e tablets e está disponível para os sistemas operacionais iOS ou Android. Para começar a usar o aplicativo, você deve:

  • Fazer o download do app compatível com o seu celular
  • Permitir que o app acesse a sua localização
  • Preencher um formulário com dados da vítima, dados do agressor e uma descrição da violência perpetrada.
  • Sua denúncia é registrada de uma forma totalmente sigilosa e segura.

Quais outros recursos o aplicativo Proteja Brasil oferece?

Além de fazer a denúncia pelo seu celular, o aplicativo também usa a geolocalização para mostrar telefones, endereços e indicações do melhor caminho para chegar a delegacias especializadas de infância e juventude, conselhos tutelares, varas da infância e organizações que atuam no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.

No menu do Proteja Brasil, você também pode encontrar um conteúdo informativo sobre os diversos tipos de violação dos direitos de crianças e adolescentes e também de outras populações vulneráveis.

 

Baixe o aplicativo na Apple store ou no Google Play e ajude a proteger a infância e juventude no Brasil!

Artigos relacionados