Faça parte
COMPROMISSO PÚBLICO
Compromisso Público
O Pacto Empresarialpelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é a principal ferramenta para mobilizar e engajar o setor privado na prevenção e no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, a qual abrange o abuso e a exploração sexual.
Consiste em uma declaração pública de compromissos pela qual as empresas e entidades associativas setoriais e sindicais assumem a responsabilidade de atuar de forma efetiva na prevenção e no enfrentamento dessa violência.
Os compromissos doPacto Empresarialexpressam princípios e valores para que a proteção de crianças e adolescentes contra a violência sexual integrem o jeito de fazer negócios das empresas, fortalecendo as agendas de ESG, direitos humanos, responsabilidade social e sustentabilidade, orientando práticas éticas e sustentáveis.
Os compromissos sugerem caminhos para que cada empresa, no decorrer de um processo contínuo, aprimore suas práticas, engaje seus públicos de relacionamento e promova um movimento de formação de agentes de proteção de crianças e adolescentes.
Pacto Empresarial na Íntegra
As empresas e entidades associativas setoriais e sindicais signatárias do Pacto Empresarial pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes assumem publicamente o compromisso de:
Compromisso 1:
INFORMAR e MOBILIZAR as lideranças e os colaboradores (próprios e terceiros) para participarem ativamente das ações de prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
(a) Disseminando o compromisso de Tolerância Zero à exploração sexual de crianças e adolescentes nas operações do negócio, incorporando esse valor na cultura organizacional e no posicionamento institucional.
(b) Difundindo conhecimento e informações sobre a prevenção do abuso sexual de crianças e adolescentes, inclusive no ambiente on-line, para garantir o engajamento efetivo em ações preventivas.
Compromisso 2:
INTERVIR com ações e procedimentos junto à rede de serviços de transportes, sensibilizando e engajando profissionais desse setor a atuarem como agentes de proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual.
(a) Promovendo iniciativas que melhorem as condições de trabalho e a qualidade de vida dos profissionais de transporte.
(b) Inserindo a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em programas de qualificação profissional, formação e capacitação inicial e continuada dos profissionais de transporte.
Compromisso 3:
ESTABELECER mecanismos claros nas relações comerciais com fornecedores e parceiros, com especial atenção aos serviços de transporte.
(a) Integrando os princípios e compromissos doPactoEmpresarialem políticas, códigos de conduta de fornecedores ou documentos similares, com o objetivo de promover e consolidar boas práticas na cadeia de fornecimento.
(b) Estabelecendo e implementando critérios para seleção, gerenciamento, monitoramento e reconhecimento de fornecedores que estejam comprometidos com a causa.
(c) Articulando parcerias estratégicas e mobilizando entidades associativas setoriais e sindicais para criar sinergias e fortalecer a adesão aoPactoEmpresarial.
Compromisso 4:
IMPLEMENTAR campanhas e ações contínuas de prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
(a) Informando e engajando de forma ampla, por meio de ações educativas e formativas, sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes.
(b) Promovendo e disseminando boas práticas de proteção de crianças e adolescentes, e incentivando o compartilhamento dessas iniciativas entre empresas signatárias para fortalecer o impacto coletivo.
(c) Incentivando o compromisso público da empresa pela proteção de crianças e adolescentes, posicionando essa causa como um valor do negócio e integrando a sua divulgação ao calendário de comunicação da empresa.
Compromisso 5:
APOIAR projetos que promovam a proteção e o desenvolvimento de crianças e adolescentes, integrando essas iniciativas às estratégias de responsabilidade social corporativa.
(a) Incorporando o tema na estratégia de investimento social privado da empresa, sempre que cabível.
(b) Apoiando projetos por meio de doações diretas ou viaFundo da Infância e Adolescência (FIA) em diferentes esferas de governo (federal, estadual e municipal).
(c) Desenvolvendo e fortalecendo iniciativas voltadas aos jovens aprendizes, com foco na capacitação e inclusão de adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Compromisso 6:
MONITORAR a implementação dos compromissos, por meio de indicadores específicos, e divulgar publicamente os resultados alcançados.
Compromisso 7:
No caso de entidades associativas setoriais e sindicais, o compromisso consiste em:
(a) INCORPORAR a prevenção e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes ao posicionamento institucional da entidade.
(b) RECOMENDAR ativamente que seus associados e filiados participem doPacto Empresarial.
(c) DIVULGAR os compromissos de forma ampla e estratégica para todas as partes interessadas.
(d) ATUALIZAR diretrizes e orientações de modo a incluir a prevenção e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
A Childhood Brasil, por meio do Programa Na Mão Certa, assume as seguintes responsabilidades:
Manter o site do Programa Na Mão Certa atualizado com informações e orientações sobre a participação de empresas e entidades associativas setoriais e sindicais na prevenção e no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Oferecer o Espaço Na Mão Certa, canal exclusivo para as empresas e entidades associativas setoriais e sindicais participantes, com materiais de comunicação e educação para implementação dos compromissos desse PactoEmpresarial.
- Divulgar boas práticas, compartilhando iniciativas que possam inspirar empresas e entidades associativas setoriais e sindicais a agir e contribuir para o fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.
- Juntos com você na prevenção e no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
O primeiro passo para uma Empresa aderir ao Programa Na Mão Certaé a assinatura do Pacto Empresarial pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, assumindo o compromisso público e voluntário a favor desta causa e a escolha da forma de participação.
Para saber mais, clique em Adesão Empresa.
A Entidade Associativa Setorial ou Sindicaltambém fará a sua adesão a partir da assinatura doPacto Empresarial. Para saber mais, clique em Adesão Entidade
Adesão Empresa
Para aderir ao Programa Na Mão Certa, a empresa deve seguir os passos abaixo:
- Entrar em contato com a Central de Atendimento pelo e-mailatendimento@namaocerta.org.brpara solicitar informações e apresentação doPrograma, bem como detalhes sobre as formas de participação.
- Após receber todas as informações sobre oPrograma Na Mão Certa, a empresa precisa eleger a forma de participação e confirmar com a Central de Atendimento.
- A Central de Atendimento encaminhará por e-mail as orientações de adesão e de aceite doPacto Empresarial.
- Após a adesão, a Central de Atendimento doProgramaoferecerá orientação e suporte para a realização de ações de engajamento e atuação da Empresa.
Adesão Entidade
A participação da Entidade Associativa Setorial ou Sindical é de extrema importância para dar escala aoPrograma,por meio dos seus associados. E, ainda, reforça a mensagem de que promover a proteção de crianças e adolescentes deve ser um valor setorial e uma responsabilidade de toda a sociedade.
A adesão da Entidade ao Programa Na Mão Certaé gratuita e ocorre por meio da assinatura do Pacto Empresarial pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Para aderir ao Programa Na Mão Certa,uma Entidade deve seguir os passos abaixo:
- Entrar em contato com a Central de Atendimento pelo e-mailatendimento@namaocerta.org.brpara solicitar informações e uma apresentação doPrograma.
- Em seguida, confirmar o interesse à Central de Atendimento e formalizar o aceite aoPacto Empresarial.
Após a adesão, a Central de Atendimento do Programa oferecerá orientação e suporte para a realização de ações de divulgação e mobilização de seus associados.