Rainha Sílvia da Suécia faz apelo global pelos direitos das crianças durante evento na ONU
No dia 24 de setembro, líderes de Estados-Membros da ONU, sociedade civil, academia e jovens ativistas se reuniram na sede do UNICEF, em Nova York, para o evento internacional “Um futuro em risco: revigorando a ação global pelos direitos da criança”.
Organizado pela Suécia ao lado das organizações World Childhood Foundation, Save the Children e UNICEF, o encontro debateu os principais desafios e oportunidades necessários para fortalecer o compromisso pela proteção dos direitos da infância em tempos de crises globais.
Durante seu discurso de abertura na 80ª sessão da Assembleia Geral da ONU, a Rainha Sílvia da Suécia destacou que “milhões de crianças estão vivas hoje graças à determinação global de garantir sua sobrevivência e bem-estar. No entanto, desafios inéditos exigem nosso compromisso constante e renovado.”
Atualmente, quase uma em cada cinco crianças vive em zonas de conflito, e 120 milhões de meninas continuam fora da escola em todo o mundo, revelando a urgência dos desafios enfrentados, segundo relatório do UNICEF
Chamado à ação e colaboração
Um dos pontos centrais do encontro foi o impacto dos cortes globais de financiamento e do enfraquecimento das normas jurídicas, que agravam as ameaças aos direitos das crianças. Os participantes enfatizaram a necessidade de políticas, parcerias e investimentos que coloquem as crianças no centro das decisões nacionais e internacionais, renovando o compromisso coletivo e mobilizando esforços concretos pela proteção integral.
(crédito da imagem: © UNICEF/UNI868474/Znidarcic)