ONG Camará promove Barracão EURECA

Até o dia 4 de fevereiro, todas as crianças e adolescentes que estiverem em São Vicente, no litoral sul de São Paulo, poderão participar gratuitamente da Semana Barracão EURECA (Eu reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente), com oficinas de jogos, brinquedos e adereços para o carnaval, utilizando materiais recicláveis, no Centro Camará de Pesquisa e Apoio à Infância e Adolescência.

Os jovens participantes e seus familiares serão convidados a confeccionar brinquedos populares como: peteca, mamulengo, carrinho de mão, chapéu, guiador de bolinha, bambolê, piabinha, cavalo de pau, boneca Abacomy (nome de origem ioruba que, de acordo com a sabedoria popular, traz felicidade). Também haverá a confecção de dois bonecos gigantes inspirados no tradicional Carnaval de Olinda.
Os adereços de carnaval elaborados no Barracão EURECA serão utilizados no desfile do bloco EURECA que há sete anos mobiliza as ruas de São Vicente em torno dos direitos das crianças e dos adolescentes. A ONG Camará fará parte da ala “EURECA nas trilhas do Brincar”. “Queremos resgatar a essência da cultura infantil e mostrar o quanto é importante a brincadeira para o desenvolvimento da criança”, diz João Carlos Guilhermino da Franca, coordenador geral do Camará. O projeto do Barracão é inspirado no trabalho da pesquisadora de brincadeiras, Renata Meirelles, que analisou o universo lúdico das comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia.

Um dos destaques da programação da semana é a oficina Liberdade na Internet, quando os jovens terão a oportunidade de produzir vídeos, textos ou áudios para serem divulgados na rede, mostrando tudo que acontece no Barracão. A idéia é que os garotos possam exercitar o olhar sobre a própria experiência vivida e que toda a produção seja realizada e editada em plataformas de softwares livres.

No dia três de fevereiro, haverá também um bate-papo sobre a infância no Camará, às 19 horas, durante o chamado “Pão Filosófico”, encontro aberto que acontece mensalmente com o objetivo trazer a filosofia para o dia a dia das pessoas.

Semana Barracão EURECA
Oficinas até 4 de fevereiro das 14h às 18 horas
Rua Caminho dos Barreiros, 491/495, no bairro Esplanada dos Barreiros, em São Vicente
Fone: (13) 3467-3944

Artigos relacionados