Bloco de carnaval defende direitos da criança em São Vicente

Bloco EURECA

Há sete anos, o bloco de carnaval EURECA, que significa “Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente”, leva para as ruas de São Vicente (SP) a conscientização sobre os direitos da infância e adolescência com muita música e dança. Este ano, cerca de mil pessoas, incluindo educadores e representantes de movimentos populares, são esperados na festa que mesclará a bateria e percussão do samba, com música erudita da orquestra sinfônica juvenil da cidade, capoeira, frevo e maracatu.

O bloco EURECA é organizado no litoral paulista pelo Centro Camará de Pesquisa e Apoio à Infância e Adolescência e o enredo do desfile deste ano será “Pra lá do fim do mundo, um canto à liberdade”. Clique e ouça o áudio completo do samba.

“Queremos que acabe em 2012 aquele mundo velho e venha um outro jeito de ver a vida, com a liberdade como valor a ser conquistado para o bem comum.”, afirma João Carlos Guilhermino da Franca, coordenador do Camará. “O mundo novo constrói a saída das pessoas das ruas de forma digna e organizada e terá mais poesia, arte, dança e música.”
O desfile do EURECA será realizado a partir das 9h da manhã no dia 12 de fevereiro, uma semana antes do feriado nacional do carnaval. O bloco sai da Praça Tom Jobim, na Biquinha, e segue pela orla da praia do Gonzagaquinha, terminando num banho de mar na praia de Itararé. Durante o evento, serão distribuídos materiais educativos e brinquedos populares confeccionados com materiais recicláveis em oficinas do Camará. O ensaio geral acontece no dia 9 de fevereiro a partir das 13 horas.
Este ano, o bloco EURECA contará com a participação de diversos setores da sociedade civil cuidando de alas com diferentes temas como: doação de órgãos, luta antimanicomial e contra a medicação excessiva, e a brincadeira como forma de educação. Estarão representados: Associação de Moradores do Humaitá, Movimento Popular de Saúde, Associação Maluco Beleza, Campsv, trupe de circo AkrobaticaTrupe, Casa Crescer e Brilhar, trabalhadores da assistência social de São Vicente, Universidade Federal de São Paulo, Movimento Nacional de Coletivos Jovens pelo Meio Ambiente, coletivo Nós Digitais, ONG Proeco e Fórum da Cidadania de Santos.

A história do EURECA
O carnaval EURECA começou em 1991 na cidade de São Bernardo do Campo (SP), quando o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua decidiu ocupar o espaço público para mostrar e dar voz às crianças e adolescentes que vivem e trabalham nas ruas, um ano depois a consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), produto de um ativo trabalho do Movimento e de outras organizações da sociedade civil.

A partir de 2006, o bloco EURECA começou a se apresentar também em São Vicente, por meio da parceria do Centro Camará de Apoio e Pesquisa à Infância e Adolescência com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a rede de proteção social, contando hoje com a participação ativa de instituições de outras cidades do litoral. Além de São Bernardo e São Vicente, hoje participam do evento também Campinas e Guarulhos.

Artigos relacionados