Mês dos pais – Como falar sobre autoproteção com os filhos?

Ao longo dos séculos, o conceito de paternidade vem evoluindo. E a geração atual mostra que é cada vez maior o envolvimento dos pais na criação e cuidado dos filhos, que entendem também a importância na divisão de tarefas e responsabilidades dentro e fora de casa.

Sabendo que desde a gestação e logo nos primeiros minutos de vida o bebê já apresenta laços e conexões com a mãe, fortalecer o vínculo afetivo entre pai e filho pode ser visto como um verdadeiro desafio. Mas uma paternidade mais ativa e próxima pode ajudar!

Se preocupar e estar disponível para atender as necessidades e demandas dos filhos, ser um suporte emocional pronto para ouvir anseios, alegrias, inseguranças e medos, ao mesmo tempo em que o pai está atento às rotinas e tarefas domésticas são características de uma paternidade mais ativa. A vontade e a preocupação de construir um vínculo emocional com a criança, além de transmitir confiança e proteção que perduram ao longo da vida, também gera uma transformação pessoal do homem com sua responsabilidade social como pai.

Conversar sobre temas sensíveis, como a autoproteção, permite que vínculos afetivos se fortaleçam.

Um papo muito importante e que tanto pais quanto mães devem ter com as crianças e adolescentes é sobre a autoproteção como forma de prevenção da violência sexual. Afinal, também é responsabilidade dos pais garantir o cuidado e a proteção dos filhos diante de qualquer tipo de violência.

Aqui, no blog, a gente fez um conteúdo exclusivo sobre o que é e como incentivar a autoproteção. Depois de entender melhor sobre o conceito, acompanhe algumas dicas de como tocar no assunto e transformar esse momento mais leve e tranquilo. Confira abaixo:

 

Invista em jogos e ensine brincando

A autopreservação pode ser abordada de inúmeras formas lúdicas, uma delas é o jogo do farol. A criança pinta áreas de vermelho, amarelo ou verde em um desenho representando crianças em um papel, ou seja, aquilo que é proibido, que deve se ter atenção ou permissão, de acordo com as cores dos sinais de trânsito.

Leia livros sobre o tema!

A literatura é uma ferramenta leve e didática que pode ser utilizada para falar sobre o tema da violência sexual e a necessidade da autoproteção como forma de prevenção para crianças e adolescentes. Conheça algumas dicas de leituras.

Assista conteúdos especiais e aprenda junto com as crianças

Um simples vídeo na internet ou programa de TV pode ensinar muito sobre como crianças e adolescentes podem se proteger de possíveis violências. A série “Que Corpo É Ésse?”, que faz parte do Projeto Crescer Sem Violência, parceria entre Childhood Brasil, UNICEF Brasil e Canal Futura, aborda o enfrentamento à violência sexual, de uma maneira lúdica e divertida, para pais, responsáveis e também crianças e adolescentes. Acompanhe as temporadas completas no nosso Youtube.

Uma paternidade ativa é feita de confiança, intimidade, respeito e muita empatia. É na infância e na adolescência que esses laços afetivos, se bem desenvolvidos, podem fazer a diferença na relação entre pai e filho ao longo da vida. Aproveite esse momento!

Artigos relacionados