Campanha ressalta importância do cuidado paterno para prevenir a violência

O Dia dos Pais é no próximo domingo, 12/8, e para comemorar, o Promundo promove uma exposição itinerante com fotos e histórias da paternidade no Ministério da Saúde, em Brasília, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e também no aeroporto de Guararapes em Recife. Os retratos fazem parte da campanha Você é meu Pai, versão brasileira do programa internacional Men Care, que discute as relações equitativas e não-violentas entre homens, mulheres e crianças. A campanha foi elaborada a partir de pesquisas que mostram que a participação dos homens no trabalho doméstico, na saúde materna e no cuidado com os filhos é fundamental para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

A campanha foi lançada em 29/6 no Rio de Janeiro, com três vídeos de 30 segundos, protagonizados pelos atores Leandro FirminoLeonardo Franco e o músico Charles Gavin.

Durante o lançamento, jovens pais das comunidades de Santa Marta e Prazeres do Rio de Janeiro participaram de uma oficina educativa sobre igualdade de gênero e puderam tirar fotos, mostrando sua visão da paternidade. Esses retratos deverão ser apresentados em outra exposição para a comunidade.

Pesquisas do Promundo mostram que a participação dos homens nas tarefas relativas ao cuidado e atenção aos filhos desde o pré-natal, é decisiva para a redução da violência contra mulheres, para uma gestação saudável, ascensão no mercado de trabalho e prevenção de doenças, levando a criança a crescer em um ambiente familiar com mais afeto.

Os homens que são mais cuidadosos com a família também recebem benefícios com a melhoria da saúde física e mental, menos estresse e diminuição de doenças cardíacas. “A campanha pretende estimular a transmissão entre gerações do cuidado, porque muitos autores de violência doméstica reproduzem o comportamento agressivo que viram de seus pais na infância”, afirma Marco Aurélio Martins, coordenador de campanhas e redes do Promundo. “Hoje um grande obstáculo para a campanha é que muitas pessoas ainda acreditam que o cuidado é tarefa feminina”, completa.

Uma pesquisa qualitativa realizada como complemento da IMAGES (International Men and Gender Equality Survey) constatou que, mesmo quando os homens realizam tarefas de cuidado, muitas vezes não se sentem apoiados por seus familiares, amigos ou colegas de trabalho. Muitas vezes a ideia de que homens e meninos não sabem ou não devem realizar esta função ainda é propagada pelas próprias mulheres. “É necessário um trabalho mais profundo em nossa sociedade para questionar papéis historicamente construídos de gênero”, afirma Marco.

Pesquisas internacionais

O Promundo desenvolve atualmente, em parceria com organizações do Chile e da Nicarágua, um manual voltado para profissionais de unidades de saúde pública que atuam no pré e pós-natal. O objetivo é desenvolver grupos educativos com casais que procuram o serviço, para trabalhar a prevenção da violência contra mulheres e crianças.

O instituto desenvolve também uma pesquisa em quatro comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro, para levantar percepções de crianças, pais e policiais sobre sensação de insegurança. Os dados são utilizados para desenvolver mensagens comunitárias sobre o tema.

A campanha global Men Care foi lançada em novembro de 2011 em Washington, nos Estados Unidos e na África do Sul. Esse ano, além do Brasil, a campanha também será divulgada na Índia, em países da América Central e da Europa Oriental.

Artigos relacionados