18 de maio: o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Maio é um mês importantíssimo para a Childhood Brasil. É nesse mês – no dia 18 – que acontece a data mais importante para nossa causa: o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. É uma data de luta, de conscientização e de mobilização e engajamento de toda a sociedade civil em prol dos direitos humanos e contra a violência sexual de meninos e meninas no Brasil.

Há 49 anos, em 18 de maio de 1973, Araceli, uma menina de 8 anos, foi sequestrada em Vitória, no Espírito Santo, enquanto estava no trajeto da escola para casa. A última vez que a menina foi vista foi no ponto de ônibus em frente a um bar em que os suspeitos do crime estavam.

Após acreditarem que se tratava de um caso de rapto de crianças, os pais de Araceli distribuíram fotos da menina pela cidade. No entanto, no dia 24 de maio do mesmo ano, um corpo foi encontrado atrás de um hospital infantil local. Estava desfigurado e com marcas e indícios de violência sexual. Alguns meses depois, foi confirmado que era a menina Araceli.

O caso ainda é considerado um mistério na história criminal brasileira. Na época, a polícia ouviu testemunhas e chegaram ao nome de três acusados, todos de famílias ricas e influentes no estado. O juiz responsável pelo caso entendeu que a jovem Araceli foi sequestrada no ponto de ônibus, levada a outro local em que foi estuprada e mantida em cárcere sob efeito de drogas e, por conta disso, entrado em coma. Ao levarem a menina para o hospital, ela teria chegado morta e, por isso, teria sido abandonada atrás desse mesmo hospital. No entanto, os suspeitos foram absolvidos em 2ª estância por falta de provas e o caso foi arquivado.

Apenas 10% dos casos de violência sexual são denunciados no Brasil

O caso da menina Araceli chocou o país e foi a origem da criação da data. Nesse dia, além de lembrarmos de todas as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, também queremos dar voz a milhares de meninas e meninos que sofreram violências. É preciso dar visibilidade ao tema para que a pessoa que cometeu a violência seja devidamente responsabilizada. Esse dia é para sensibilizar, mobilizar e convocar todos para a defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O tema precisa deixar de ser um grande tabu na sociedade. Não discuti-lo só traz mais riscos a meninos e meninas de todo o país.

 

Essa realidade é ainda mais chocante quando há a comparação com o número de denúncias realizadas. Em 2021, por exemplo, o Disque 100 e o Ligue 180 registraram cerca de 102 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. Considerando que apenas 10% dos casos são denunciados, não é exagero dizer que a realidade brasileira provavelmente ultrapassa 1 milhão de casos por ano.

#CadêOs90

Para contribuir com a mudança dessa realidade não denunciada, a Childhood Brasil lança uma nova campanha de conscientização sobre a causa. Durante o mês de maio, diversos conteúdos serão trabalhados, de forma on e offline, para trazer à tona esse cenário brasileiro e reforçar a necessidade da denúncia anônima. A Childhood Brasil quer expor a dificuldade da análise do problema no Brasil pela falta de dados e pela cultura de proteção do abusador, o que dificulta o aumento de denúncia de casos e a aplicação de leis, programas e projetos focados no enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Com a assinatura “Violência sexual contra crianças e adolescentes: pra acabar, é preciso saber”, a Childhood Brasil quer estimular o debate sobre o tema e ampliar o número de aliados à essa causa. Afinal, você sabia que apenas 10% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são denunciados no Brasil?

Além dos conteúdos para conscientização, a Childhood Brasil promoverá também, no dia 18 de maio, uma projeção com dados sobre a causa na fachada de um prédio em São Paulo. O objetivo é fazer com que todos enxerguem a problemática e seriedade da questão no Brasil e a importância da denúncia anônima para a rede de proteção da criança e adolescente ser notificada.

A importância da prevenção para a causa

A falta de denúncia torna mais difícil o entendimento do problema e a formulação de políticas públicas, programas e projetos. Dessa forma, a prevenção da violência sexual infantil ainda é uma das melhores formas de enfrentar esse cenário. Saiba como ajudar:

Converse sobre o tema e quebre esse tabu!

Falar sobre o problema e sobre a causa é importante para a criação de debates, conscientização e engajamento da sociedade. Reconhecer que o problema existe é o primeiro passo paraproteger crianças e adolescentes, aumentando as denúncias e, consequentemente, a responsabilização dos agressores.

Use a internet a seu favor!

Há diversos materiais educativos voltados para crianças e adolescentes, como por exemplo a série ‘Que Corpo é Esse?”, parte do projeto Crescer Sem Violência, desenvolvido pelo Canal Futura em parceria com Childhood Brasil e Unicef Brasil. Os episódios completos estão disponíveis no canal da Childhood Brasil no YouTube. Além disso, há diferentes livros infanto-juvenis que abordam o tema da prevenção do abuso sexual de maneira leve e didática, como por exemplo: ‘Pipo e Fifi’‘, “O Segredo de Tartanina’, ‘Não me Toca, seu Boboca’, entre outros.

Denuncie, é anônimo!

É papel de toda a sociedade proteger crianças e adolescentes contra qualquer tipo de violência, incluindo a violência sexual. Em caso de qualquer suspeita de uma situação de violência sexual de crianças e adolescentes, denuncie anonimamente pelo Disque 100, Ligue 180 ou pelo aplicativo SABE.

Lembre-se sempre: proteger crianças e adolescentes da violência sexual é um papel de todos!

Artigos relacionados