Conheça livros e sites que ajudam na prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes

Construir uma infância livre de abuso e exploração sexual é responsabilidade de toda a sociedade, e a informação e o conhecimento são nossos maiores aliados na prevenção à violência.

Seja em casa ou na escola, é importante iniciar um diálogo com as crianças no que concerne à saúde física e também às relações afetivas. Como já falamos aqui no site, é possível começar a orientá-las desde a primeira infância, ensinando que o contato entre duas pessoas só pode ser realizado se houver consenso, refletindo sobre a importância de se ter autonomia sobre o próprio corpo, ensinando sobre as partes privadas do corpo, suas denominações e funções, etc. Essas são algumas das formas de se transmitir conhecimento sobre os cuidados necessários para garantir a integridade física e mental de crianças e adolescentes.

E, então, surgem as dúvidas: como abordar esses assuntos na prática? Quais termos usar? Atualmente, existem à disposição de pais e professores diversos materiais pedagógicos – livros, sites, artigos e filmes – que podem servir de subsídios para a abordagem do tema. Essas ferramentas objetivam informar tanto adultos, pelo viés da importância de conhecer a fundo a questão e sua complexidade para poder abordá-la, quanto educar diretamente crianças e adolescentes, com obras de caráter mais lúdico e interativo, adequadas para cada faixa etária.

Para te ajudar a encontrar esse material, nós fizemos uma lista com indicação de publicações que podem ser acessadas online. Confira!

Para crianças:

Sem mais Segredo: Juju, uma menina muito corajosa: O livro infantil conta a história de uma menina chamada Juju, que é muito alegre e repentinamente passa a ficar triste e retraída por guardar um segredo. O objetivo da história é ajudar os adultos no diálogo com crianças pequenas sobre a violência sexual, ensinando-as a reconhecer uma situação de violência, bem como a romper com esse segredo que lhe faz mal. É possível encontrar o livro na Livraria Cultura, na Livraria da Travessa e na Editora Multifoco.

Pipo e Fifi: O livro é sobre a história de dois monstrinhos, uma menina e um menino, que buscam passar conceitos básicos sobre o corpo e trocas afetivas para crianças a partir de 4 anos de idade, indicando o que é normal e o que não é nas relações sociais que estão sendo construídas nessa idade.

Assista ao vídeo ou adquira o livro no site.

Chutando Pedrinhas: A obra é uma conversa entre um pai e sua filha sobre os anseios da garota em relação à vida. Através dessa relação, ambos percebem os padrões sociais e as limitações que eles proporcionam às crianças. Assim, o livro fomenta um discurso baseado na equidade de gêneros e respeito à individualidade.

Download

Para adultos:

Vento no rosto: Apesar de ser um livro infantil, a obra é dedicada a adultos. A história conta as peripécias de Lucas, uma criança aventureira e a sua relação com os pais, que se torna conflituosa depois do filho desobedecer às suas ordens. O livro busca discutir a violência na educação das crianças e como isso pode refletir até mesmo na comunicação entre filhos e pais.

Download

Cartilha Navegar com segurança: Cartilha criada pela Childhood Brasil, em parceria com a ONG Safernet Brasil, referente à conexão de crianças na internet e às maneiras de como prevenir eventuais perigos que a rede proporciona, além de indicar qual é o papel dos pais e educadores nessas ações.

Download

Prevenção e atenção à violência intrafamiliar: apoio às lideranças comunitárias: O material é uma coletânea de informação e conhecimento gerado pelo Instituto Noos sobre violência intrafamiliar e maneiras de lidar com essas situações a partir de experiências com diversas famílias.

Download

Para educadores:

Manual M: Trabalhando com Mulheres Jovens e Manual H: Trabalhando com Homens Jovens: Os manuais são voltados a educadores e educadoras que queiram trabalhar questões relacionadas à sexualidade, saúde, gênero, violência e outros temas referentes à adolescência.

Download Manual H

Download Manual M

Maus-Tratos e proteção de crianças e adolescentes: uma visão ecossistêmica: para profissionais que trabalham com situa­ções de violência intrafamiliar e que desejam aprofundar os conhecimentos acerca do tema. O livro aborda de maneira científica a questão de maus-tratos a infantojuvenis e revela maneiras de lidar com a questão.

Download

Pelo direito à participação: Cartilha referente à atuação do programa 123Alô!, sobre a importância de dar espaço à voz de crianças e adolescentes como seres cidadãos em uma sociedade.

Download

Projeto Quebra Tabu: O projeto foca na educação sexual para crianças e adolescentes, e busca dar ferramentas para os educadores abordarem esse tema com os estudantes. Além de vídeoaulas disponibilizadas no site, há também uma cartilha que serve como apoio às aulas.

Download

Aulas online

Artigos relacionados