Semana do Voluntariado: você conhece o verdadeiro impacto do trabalho voluntário?

28 de agosto é o Dia Nacional do Voluntariado. Instituído pela lei nº 7.352, em 28 de agosto de 1985, a data especial visa reconhecer todo o trabalho de pessoas motivadas unicamente pela solidariedade e que doam seu tempo, habilidade e talentos para ajudar causas sociais.

Ser voluntário, além de gerar um grande impacto na sociedade, também promove benefícios em nossas próprias vidas, gerando autoconhecimento e trabalhando a empatia, a tolerância e o respeito ao próximo.

No Brasil uma parcela importante da população é engajada nesse tipo de trabalho. De acordo com a Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, cerca de 56% da população adulta do país diz fazer ou já ter feito alguma atividade voluntária na vida.

Voluntariado corporativo

Trazer a importância desse trabalho para o ambiente corporativo é uma das estratégias dentro das empresas na questão de impacto social positivo. O ESG (do inglês Environmental, Social and Governance – ou seja, Ambiental, Social e Governança) vem ganhando força por ser um verdadeiro termômetro que promove o cruzamento dos resultados com propósitos e responsabilidade socioeconômica e ambiental através dos valores que ela gera para a sociedade.

O voluntariado corporativo é refletido justamente no S da sigla. Pois refere-se ao relacionamento das empresas com seus colaboradores, fornecedores, clientes e a sociedade em si. São todas as boas práticas que visem o bem-estar e um diferencial positivo na comunidade.

A Childhood Brasil é uma das inúmeras organizações sem fins lucrativos do Brasil que conta com o trabalho voluntário para atingir seus objetivos.  Sem a dedicação excepcional  de nossos embaixadores e voluntários que engajam, participam e divulgam nossos projetos e ações, a causa não teria tanta visibilidade e força.

Esses verdadeiros agentes de mobilização nos ajudam a quebrar o tabu do silêncio e promovem a discussão do cenário de abuso e exploração sexual no país e na sociedade como um todo, levando a mensagem de que a proteção da infância e da adolescência é um dever de todos!

Artigos relacionados