Rainha Silvia visita São José dos Campos para conhecer programa implantado pela Childhood Brasil

Fundadora da World Childhood Foundation (Childhood) confere o Programa Refazendo Laços, adotado como política pública local e modelo para outros projetos da organização no Brasil

São Paulo, 24 de março de 2010 – Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia se reunirá no dia 26 de março com o Prefeito de São José dos Campos e outras lideranças do Programa Refazendo Laços no Centro de Convenções do Parque Tecnológico da cidade. O encontro integra a agenda da visita oficial de Estado que o Rei Carl XVI Gustaf e a Rainha Silvia fazem ao Brasil.

Durante o encontro, a Rainha Silvia conhecerá os resultados do Programa Refazendo Laços, idealizado pela Childhood Brasil e implantado em São José dos Campos em parceria com a Prefeitura, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Fundação Hélio Augusto de Souza (FUNDHAS). Desde 2005, quando foi lançado, o programa já capacitou mais de 450 agentes públicos para atender e encaminhar casos de violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes de forma qualificada e integrada.

A missão da Childhood é promover e defender os direitos das crianças e adolescentes em todo mundo, em especial daqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade. A Childhood Brasil foca especificamente a proteção da infância e adolescência contra o abuso e a exploração sexual, por meio de diferentes programas.

Para fortalecer a rede de proteção à infância e adolescência em São José dos Campos, o Programa Refazendo Laços forma diferentes agentes públicos, como Conselheiros Tutelares e de Direitos, gestores das secretarias municipais de educação, saúde, esporte e assistência social e representantes de organizações sociais, por meio de aulas, oficinas e palestras sobre violência doméstica e sexual, desenvolvimento sexual, leis nacionais e internacionais, entre outros temas.

Orientados por um manual especialmente desenvolvido para o Programa, os profissionais capacitados sentem-se tecnicamente mais seguros no encaminhamento e atendimento dos casos.

Entre outros resultados, é possível citar a notificação qualificada dos casos e a consolidação de um espaço de prevenção em São José dos Campos, com acervo de livros e filmes. Em 2007, o Refazendo Laços foi incorporado ao Programa Aquarela, tornando-se uma política pública de prevenção e proteção integral às crianças, adolescentes e famílias em situação de violência doméstica e sexual em São José.

Desde então, o programa conta com orçamento e sede próprios e está servindo como modelo para outras iniciativas da Childhood pelo Brasil, entre elas os Projetos Laços da Rede e Redes de Proteção na Educação (SP), o Projeto Tecendo a Rede (Juruti/PA), a parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC paulista e o Termo de Cooperação com o Estado de Pernambuco (90 municípios abrangidos).

Visita ao Parque Tecnológico de São José dos Campos

O Prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, tem a honra de receber a vista de Sua Majestade a Rainha Silvia da Suécia, cujo objetivo é acompanhar e estimular o trabalho dos profissionais que atuam no projeto Refazendo Laços.

A Prefeitura de São José dos Campos foi pioneiro no Brasil na parceria com a Childhood e, através da Fundação Hélio Augusto de Souza, tem desenvolvido um sério e importante trabalho de combate à violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes.

Sua Majestade a Rainha Silvia da Suécia chegará ao Parque Tecnológico acompanhada pelo Prefeito, às 12 horas do dia 26 de março, onde será recebida por 200 crianças da Fundhas.  Em seguida, a Rainha assiste a uma apresentação de música e dança, preparada pelas crianças especialmente para recebê-la.

Sua Majestade a Rainha e a Senhora Rosana Camargo de Arruda Botelho (Presidente do Conselho Deliberativo da Childhood Brasil) participam ainda de uma apresentação sobre o Projeto Refazendo Laços, da Fundhas, num auditório reservado do Parque Tecnológico.

Fundação Hélio Augusto de Souza

A Fundação Professor Hélio Augusto de Souza (Fundhas), é uma instituição sem fins lucrativos, criada e mantida pela Prefeitura de São José dos Campos. O objetivo da Fundhas, com respaldo no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é atender crianças e adolescentes de sete a 18 anos provenientes de classes menos favorecidas ou de baixa renda, e em situação de vulnerabilidade social.

A Fundhas é o maior projeto social de São José dos Campos e atende, hoje, em torno de 8 mil alunos que recebem serviços sociais básicos como: apoio educacional, alimentação, saúde, além de orientação pedagógica e encaminhamento profissional. Para permanecer na Fundhas, os assistidos devem estar matriculados e frequentando os cursos regulares das escolas públicas. Dessa forma, a instituição colabora também no combate à evasão escolar.

Com cursos, projetos e ações de apoio a crianças e adolescentes dos sete aos 18 anos, que são promovidos tanto em sua sede, como nas mais de 20 unidades regionalizadas e instaladas estrategicamente em bairros da cidade, a Fundhas cumpre uma importante atividade social. Esse trabalho foi de fundamental importância para São José dos Campos ter recebido o título de Cidade Amiga da Criança do Unicef, órgão ligado à ONU.

Sobre a Childhood Brasil

Braço brasileiro da World Childhood Foundation, criada por S. M. Rainha Silvia da Suécia, a Childhood Brasil foi fundada em 1999 e tem sede em São Paulo. Seu foco de atuação é a proteção da infância contra algumas das piores formas de violência: o abuso e a exploração sexuais. A organização apoia projetos desenvolvidos por outras ONGs em comunidades, fomentando experiências inovadoras de intervenção e contribuindo para o desenvolvimento de organizações de base. Em paralelo, desenvolve programas próprios, de amplo impacto. São programas que informam a sociedade, capacitam diferentes profissionais, fortalecem redes de proteção, disseminam conhecimento e influenciam políticas públicas, contribuindo para transformações positivas e duradouras para a causa.

Artigos relacionados