Erotização Infantil: O que é isso?

É na infância que começa todo o processo de desenvolvimento de uma pessoa, por isso é necessário entender a importância de viver cada fase, sem pular etapas.

Erotização Infantil: O que é isso?

É na infância que começa todo o processo de desenvolvimento de uma pessoa, por isso é necessário entender a importância de viver cada fase, sem pular etapas. Uma criança sentir vontade de dar um abraço em algum amigo é um sentimento novo, diferente, que ainda não tem nome ou motivo e faz parte desse processo de descoberta, por exemplo.

Mas muitas vezes adultos interpretam atividades e simples brincadeiras infantis como algo que ele mesmo projeta, definindo o ato de acordo com a sua própria visão e, sem perceber, acabam por incentivar a criança a esses estímulos, sem conhecer os perigos que as cercam.

Isso é a erotização precoce. É essa exposição, ainda na infância, a ambientes, experiências e conteúdos que pertencem a um universo que não corresponde a idade da criança ou adolescente.

Responsabilidade da mídia

A mídia e a publicidade são grandes responsáveis por essa erotização precoce ao reforçar a cultura machista que objetifica a mulher desde a infância e expõe a diversos tipos de violência. É cada vez mais comum o surgimento de casos de assédio sexual contra meninas ou meninos, principalmente nas redes sociais.

Mas como enfrentar isso?

Antes de tudo, é importante se conscientizar sobre o tema. É só na avaliação das próprias atitudes que pais, mães, responsáveis, educadores e toda a sociedade vão entender o quanto apenas uma palavra pode ser nociva, além de expor a criança a riscos.

Ensinar sobre autoproteção e manter um diálogo sempre aberto com as crianças, com atenção às atividades e ao que elas consomem na mídia e na internet, são ótimas formas de ajudar a combater a erotização em crianças.

Nessa fase de descoberta, também é importante ensinar a criança a dar nome aos sentimentos, estabelecer limites e entender que alguns carinhos íntimos, como um beijo na boca, por exemplo, são atividades de adultos. Ela pode expressar carinhos de outra forma, abraçando ou brincando com outra criança.

É ficando alerta que você protege e preserva crianças e adolescentes do abuso e da exploração sexual. Por isso, denuncie em caso de qualquer suspeita ou confirmação de violência sexual! O Disque 100 é o canal oficial de denúncias relacionadas a violação dos Direitos Humanos.

Acesse aqui todos os canais disponíveis para denúncia e saiba como você pode ajudar na proteção de crianças e adolescentes no Brasil.

Artigos relacionados