Publicado em 05/10/18 14:43
Compartilhar

#EMCASASEMVIOLÊNCIA: a proteção de crianças e adolescentes durante a quarentena

Campanha do projeto Crescer Sem Violência, trata sobre a violência doméstica de crianças e adolescentes durante o isolamento social


Este ano, o Canal Futura, em parceria com Childhood Brasil e Unicef Brasil e apoio do Google, Facebook e Instagram, promove a campanha #EmCasaSemViolência. Com ações digitais e na TV, a campanha traz informações sobre como prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes, dados informativos, além de onde buscar ajuda para vítimas ou testemunhas.

O conteúdo pode ser visto nas redes sociais do Futura (Facebook, Instagram e Twitter) durante todo o mês de maio. A TV também contará com uma programação especial e serviços para proteger crianças e jovens da violência, sobretudo neste momento em que estão passando mais tempo em casa. 

Neste ano, o projeto Crescer Sem Violência - parceria entre Fundação Roberto Marinho - por meio do Canal Futura,  Childhood Brasil e UNICEF Brasil, com apoio do Google, Facebook e Instagram, promove uma mobilização de prevenção e conscientização sobre os riscos que crianças e adolescentes correm no ambiente doméstico e na internet. A campanha destaca que os riscos se agravam com a atual situação de isolamento social, fechamento das escolas e maior atividade online ocasionada pela pandemia de COVID-19: a cada hora, quatro crianças ou adolescentes sofrem violência sexual no Brasil, e 77% dos agressores são do grupo familiar ou conhecidos da vítima.

Com a hashtag #EmCasaSemViolência, estão sendo promovidas atividades digitais e mobilização nas redes sociais, com dicas para proteger as crianças dentro de casa e os caminhos para denunciar abusos.

Junto ao lançamento da campanha, no dia 18 de maio, foi realizado também o lançamento da parceria para a nova temporada da série “Que Corpo É esse? –Prevenção Online”, com o tema do enfrentamento aos riscos de violência online contra crianças e jovens, a ser exibida no ano que vem no Canal Futura. A estreia está prevista para o Dia da Internet Segura, em fevereiro de 2021.

Sobre o projeto Crescer Sem Violência

Parceria da Childhood Brasil, UNICEF Brasil e Canal Futura, o projeto Crescer Sem Violência tem como objetivo disseminar informações de qualidade e metodologias para enfrentamento deste tema de modo informativo, atraente e sem expor crianças e adolescentes.

Em diferentes partes do país, o Crescer Sem Violência conta com ações presenciais de capacitação de educadores e profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente e distribuição de material pedagógico formando uma grande rede de mobilização. O projeto conta ainda com três séries audiovisuais: “Que Exploração É Essa?”, Que Abuso É Esse?”, “Que Corpo É Esse?” (ver episódios abaixo).

A série “Que Corpo É Esse?” é uma animação que traz conteúdos educativos para alertar educadores,crianças, adolescentes e famílias sobre o conhecimento do próprio corpo, a importância da autoproteção e do respeito ao direito à sexualidade.

Durante o período de quarentena, em que milhares de famílias ficarão dentro de casa, a série é uma ótima oportunidade de entreter crianças e adolescentes e ao mesmo tempo, ensinar conceitos fundamentais sobre prevenção ao abuso sexual: o direito de dizer não, as mudanças da puberdade, diversidade de gênero e sexualidade.

A série pode ser assistida por crianças, adolescentes, famílias ou educadores. A linguagem e o formato são adequados a diferentes faixas etárias para que todos possam se divertir, aprender e se proteger não só durante a pandemia, mas todos os dias. 

Assista ao vídeo da campanha #EmCasaSemViolência:


Assista ao trailer da nova temporada “Que Corpo é Esse? – Prevenção Online”:


Assista aos episódios da primeira temporada da série Que Corpo é Esse?, do projeto Crescer Sem Violência, na íntegra:


Que Corpo É Esse? | Ep 1:
Eu tenho um corpo


Que Corpo É Esse? | Ep 2:
Privado e público
  


Que Corpo É Esse? | Ep 3:
É de menino ou de menina?


Que Corpo É Esse? | Ep 4:
O direito de dizer não


Que Corpo É Esse? | Ep 5:
O jeito de cada um


Que Corpo É Esse? | Ep 6:
Internet e mídia


Que Corpo É Esse? | Ep 7:
Corpo em mutação


Que Corpo É Esse? | Ep 8:
Empoderamento de meninas


Que Corpo É Esse? | Ep 9:
Meu corpo, minhas regras


Que Corpo É Esse? | Ep 10:
Internet


Que Corpo É Esse? | Ep 11:
Amores e relações abusivas


Que Corpo É Esse? | Ep 12:
Estereótipos de gênero




Compartilhar