Dia da Internet Segura 2016: faça a sua parte para uma internet mais positiva

No dia 9 de fevereiro, será comemorado o 8º Dia Mundial da Internet Segura, ação organizada pela Safernet Brasil, parceira da Childhood Brasil, que tem como proposta mobilizar a sociedade civil para criar um ambiente virtual seguro e saudável, alertando os internautas para os perigos de expor informações pessoais na rede.

A campanha global deste ano tem como tema: “Faça sua parte para uma Internet mais positiva” e, como no Brasil a data será em pleno Carnaval, a ONG elaborou a campanha #caianafolianaocaianarede para “aproveitar” o ritmo de carnaval e estimular as pessoas, com mensagens divertidas e positivas, a refletir sobre sua postura na rede e promover uma cultura de respeito nas redes.

“Durante a folia, é comum as pessoas ultrapassarem limites e isso também acontece no ambiente virtual, seja com a publicação de uma foto não-autorizada, alguma brincadeira entre amigos, até uma postagem de caráter íntimo, como por exemplo o compartilhamento de nudes dos outros. A questão é que, sem consentimento, o que era pra ser diversão se torna humilhação pública e, muitas vezes, configura um crime cibernético”, explica Rodrigo Nejm, diretor da SaferNet Brasil.

Quando a humilhação ocorre entre crianças ou adolescentes, ela é chamada de cyberbullying. Segundo pesquisa conduzida pela ONG em 2013, 35% dos jovens entre 9 e 23 tem um amigo que já sofreu cyberbullying e 12% admitem já terem sofrido agressões pelas mídias sociais. “Como prevenção, recomendamos que todo mundo faça uso consciente das redes sociais, sem expor o outro, e tenha em mente que esse é um espaço público com direitos e deveres”, finaliza Nejm.

Durante todo o mês de fevereiro, a SaferNet estimulará as pessoas, por meio de posts no FacebookTwitterInstagram e Youtube,  a compartilhar as mensagens da campanha e suas próprias experiências sobre os temas. Além disso, a instituição incentiva escolas, ONGs, empresas, órgãos governamentais e sociedade civil a realizarem atividades de promoção do uso responsável e seguro da rede. Para isso, basta fazer o cadastro no site e receber um roteiro de apoio.

Childhood Brasil entende a dimensão pública desse espaço e apoia iniciativas que orientam o bom uso da internet, contribuindo para a diminuição da incidência de violações de direitos das crianças e dos adolescentes, além de crimes, tais como o abuso sexual online e a pornografia infantojuvenil na web.

SERVIÇO

Atualmente, a SaferNet oferece alguns serviços de ajuda contra crimes e violações dos Direitos Humanos na internet e possui procedimentos efetivos e transparentes para encaminhar soluções. Confira:

Helpline: equipe de atendimento formada por psicólogos com treinamento adequado para atender, orientar e encaminhar denúncias, quando necessário. 

Hotline: serviço de recebimento de denúncias anônimas de crimes e violações contra os Direitos Humanos na Internet.

LINKS ÚTEIS

 

Artigos relacionados