Dica cultural: “Não me Toca, seu Boboca!”

Dialogar com crianças e adolescentes sobre violência sexual é uma tarefa necessária. De acordo com dados do Disque 100, o Brasil somou cerca de 172 mil casos entre 2012 e 2016. E, para enfrentar esse cenário e garantir uma infância e uma juventude cada vez mais protegidas por meio da informação, materiais complementares como livros, filmes e jogos lúdicos podem ser grandes aliados. Divertidos e educativos, os livros infantis, por exemplo, criam uma ponte leve entre o tema espinhoso o universo das crianças.

É por tal razão que hoje apresentamos o livro “Não me Toca, seu Boboca!”, escrito por Andrea Taubman. A obra, que foi recentemente lançada pela editora Aletria, conta a história de Ritoca, uma coelha que usou a esperteza a seu favor para escapar, junto com seus amigos, de uma situação de violência. A narrativa é feita com uma linguagem simples e traz ilustrações da artista Thais Linhares, que dá vida aos personagens e ajuda a distinguir um carinho de um abuso.

A protagonista transmite saberes importantes sobre segurança e autoproteção sem perder o encantamento das histórias infantis, Não me Toca, seu Boboca!”, é um livro fundamental para que o diálogo sobre garantia de direitos e enfrentamento da violência sexual esteja sempre presente no dia a dia das crianças.

Conheça mais sobre a história no vídeo da Fafá conta. Você pode chamar as crianças para assistir junto com você! Depois nos conte o que achou e adquira o livro no site da editora.

Além disso, que tal conferir a lista de filmes sobre a temática selecionada pela Childhood Brasil? Veja.

Artigos relacionados