Dica Cultural: “Era uma vez uma família”

A animação “Era uma vez uma família”, produzida pela ONG Promundo Brasil, é um apelo da infância contra os maus tratos. Em uma narrativa simples, ela retrata um lado sensível do desafio enfrentado por pais e responsáveis na criação diária de seus filhos, chamando atenção para a importância do diálogo, do carinho e da proteção.

Mesmo sem falas, o desenho trata sobre crenças, opiniões e atitudes que os adultos apresentam diante do castigo físico e discute, de uma forma sutil, as consequências de uma educação baseada na violência.

A obra tem o objetivo de incentivar a imagem das crianças como sujeitos de direitos e repensar nosso modelo de educação, podendo ser utilizada como ferramenta por profissionais e organizações interessados em promover a infância e a conscientização contra abusos verbais e físicos.

Ficou interessado em assistir? Você pode conferir na íntegra clicando aqui. Não esqueça de contar-nos o que achou!

Essa animação faz parte da filmografia selecionada pela Childhood Brasil com o objetivo de utilizar a cultura como forma de tratar sobre o tema da violência sexual de crianças e adolescentes de uma forma descomplicada e acessível. Você pode conferir mais detalhes sobre a obra e conhecer outras aqui no site.

Artigos relacionados