Dia Nacional da Educação infantil: qual o papel da escola no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes?

Recentemente, um caso em uma escola em Goiás ganhou repercussão na mídia. O caso foi identificado durante uma atividade relacionada ao 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em um desenho, uma aluna chamou a atenção de uma de suas professoras. A criança, de 12 anos, desenhou um homem indo em direção ao seu quarto depois de sair dos aposentos da esposa. Após o Conselho Tutelar e a Polícia Civil serem acionados, o homem de 45 anos foi preso por suspeita de estuprar a menina.

Esse é mais um caso que mostra a importância da escola como um espaço seguro e protetivo para a prevenção e identificação de possíveis sinais de violência física, psicológica e sexual contra crianças e adolescentes.

A importância da escola no contexto de violência sexual

É na escola que a criança começa a ampliar sua visão do mundo e da própria sociedade ao seu redor, enquanto vive momentos de sociabilização, criação de vínculos de amizade e de próprio autoconhecimento e independência. É nesse espaço seguro – onde os alunos trabalham a confiança e a segurança junto a seus educadores – que muitas crianças e adolescentes acabam revelando possíveis casos de violência sexual.

Os profissionais da educação devem estar atentos a comportamentos e sinais que possam demonstrar que crianças e adolescentes estão sofrendo algum tipo de violência. Com acolhimento e apoio para ouvir possíveis relatos, esses profissionais e todo o ambiente escolar devem mostrar o cuidado e proteção para auxiliar no incentivo à denúncia.

Profissionais capacitados para falar sobre o tema

O debate sobre a educação e autoproteção ainda gera dúvidas e opiniões negativas pela falta de compreensão sobre o que realmente é abordado. O ambiente escolar deve ser um local de segurança para que meninos e meninas aprendam, sempre respeitando cada faixa etária, sobre autoproteção, curiosidades sobre o corpo e noções sobre consentimento. Outro ponto muito importante é a capacitação dos próprios profissionais, seja no debate desses temas ou no momento de ouvir algum tipo de relato.

A Childhood Brasil possui um material exclusivo para esses profissionais. O Kit de Comunicação para a Rede de Proteção Municipal surge justamente para auxiliar em todo fluxo de atendimento para a comunidade escolar e demais órgãos da rede de proteção.

Sempre denuncie!

A denúncia é essencial para transformar esse cenário de violência sexual contra crianças e adolescentes. Por isso é muito importante que não apenas os profissionais de educação, mas todo adulto ou responsável que suspeite ou confirme uma situação de violência sexual, sempre denuncie! A sua denúncia é gratuita e anônima.

O Disque 100 é o principal canal de denúncias para esses casos. Aqui, no site, você encontra um conteúdo especial com todos os canais de denúncia. Acesse e saiba como ajudar!

Conheça outros casos em que a escola foi decisiva em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes:

➢ Crianças relatam casos de abuso sexual após palestra sobre o assunto em escola de SC
➢ Após palestra sobre violência sexual, menina revela que era estuprada todos os dias
➢ Professor descobre que criança de 5 anos era abusada pelo padrasto
➢ Criança relata abuso sexual cometido pelo pai para professora, em Paranaguá
➢ Denúncias de abuso em escolas reforçam importância da educação sexual

Artigos relacionados