Turismo

A indústria do turismo é um setor vulnerável à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Para enfrentar esse problema, a Childhood Brasil acredita ser imprescindível que o setor olhe com atenção para sua área de atuação e assuma responsabilidades.

Para ajudar nessa tarefa, temos promovido ações intersetoriais de prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes por meio da mobilização do trade turístico e da consolidação de políticas públicas no setor.

PROJETO HOSPITALIDADE

Este projeto busca influenciar a indústria da hospitalidade, engajando as redes hoteleiras e parceiros estratégicos na comunicação da causa. Um destaque é a parceria de mais de 10 anos da Childhood Brasil com a rede Atlantica Hotels e o trabalho desenvolvido no Estado de Pernambuco entre 2007 e 2014, envolvendo o trade turístico e o governo do Estado.

Atlantica Hotels

A exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo ocorre em diversos setores da atividade turística, como hotéis, bares, clubes noturnos, agências de viagens, táxis, entre outros. Conscientes do problema, a Childhood Brasil e a rede Atlantica Hotels fizeram uma parceira, que já completou mais de 10 anos.

Da parceria surgem sempre iniciativas que visam prevenir e enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes dentro da rede Atlantica Hotels, educando e conscientizando funcionários, fornecedores, clientes e hóspedes do problema.

A empresa segue atualmente o Código de Conduta da Atlantica Hotels para a Proteção de Crianças e Adolescentes contra a Exploração Sexual, fruto da parceria com a Childhood Brasil. Para seus colaboradores, a Atlantica Hotels divulga o Manual de Procedimentos para a Promoção do Turismo e Proteção de Crianças e Adolescentes.

A parceria ainda ajuda a formar profissionais do turismo capacitados para prevenir e enfrentar situações de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A comunicação é usada de forma estratégica. As campanhas são dirigidas a hóspedes, colaboradores ou população e têm funções diversas, como disseminar as informações sobre o tema da violência sexual contra crianças e adolescentes, conscientizar as pessoas sobre o problema, estimular a denúncia e captar recursos financeiros para a causa.

PROGRAMA PERNAMBUCO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Uma iniciativa da Childhood Brasil no Estado de Pernambuco, durante os anos de 2007 a 2014, o Programa Pernambuco de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, também conhecido pela sigla PPEVS, aconteceu por meio de articulação com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e o Governo do Estado de Pernambuco, e abrangeu, durante a sua atuação, cerca de 10 municípios pernambucanos com grande fluxo de turistas.

O programa foi estruturado para promover o fortalecimento da rede de proteção social, com base na formação e mobilização de profissionais que promoveram e defenderam os direitos de crianças e adolescentes, dos profissionais do setor turístico, da comunidade e de jovens profissionais nas áreas de gastronomia, hotelaria e turismo.

O objetivo principal do programa foi articular o trade turístico com o Sistema de Garantia de Direitos, para que fizesse parte da prevenção e atuação no enfrentamento à exploração sexual contra crianças e adolescentes no turismo.

Outra iniciativa foi o Código de Conduta ética de Proteção de Crianças e Adolescentes, um documento que contemplava sugestões de representantes de empresas da cadeia produtiva do turismo, de gestores públicos, do sistema de garantia de direitos e de instituições de ensino técnico e superior. As indicações contemplavam participantes dos Seminários Regionais “Turismo e Proteção à Infância”, realizados em onze regiões turísticas de Pernambuco.

Ainda na atuação que foi feita no Estado, foram capacitadas profissionalmente mais de 450 jovens, entre 16 e 26 anos, em situação de vulnerabilidade através do projeto de inclusão social.

Projeto Laços de Proteção

O Projeto Laços de Proteção também fez parte das ações da Childhood Brasil no Estado de Pernambuco e empregou a metodologia da organização para fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos por meio da qualificação dos agentes públicos sobre infância, adolescência, sexualidade, violência sexual e trabalho em rede. Por meio do projeto, durante a sua existência no Estado, foi realizado um acordo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco para a instalação da primeira sala de Depoimento Especial. Além de doar equipamentos, a Childhood Brasil capacitou os servidores pernambucanos do Tribunal de Justiça na metodologia de escuta protegida. O Laços de Proteção também foi realizado nos Estados de São Paulo e da Bahia (único Estado que ainda está ativo com o projeto).

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.