Como identificar os sinais de abuso sexual em crianças e adolescentes – Parte 2
Algumas formas de violência praticadas contra crianças e adolescentes deixam marcas no corpo das vítimas, conforme destacado em publicação anterior. Mas outras só se tornam visíveis aos olhos de pessoas que “aprendem” a ler suas evidências na no comportamento emocional da criança e do adolescente. Vítimas de abuso sexual manifestam que algo está errado por meio de seu comportamento, do sono, da alimentação e do desempenho na escola. Isso ocorre em diferentes situações. Por isso, é preciso analisar o contexto para saber como identificar os sinais de abuso.
Crianças e adolescentes que sofrem abuso sexual e violência doméstica podem dar sinais da situação através de mudanças de hábito e comportamento, tais como:
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- Medo ou pânico em relação a alguma pessoa ou sentimento generalizado de desagrado por parte da criança quando sozinha com alguém;
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- Medo do escuro ou de lugares fechados;
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- Mudanças extremas, súbitas e inexplicadas no comportamento, como oscilações no humor entre retraimento e extroversão;
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- Mal-estar pela sensação de modificação no corpo e confusão de idade;
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- Regressão a comportamentos infantis;
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- Tristeza, abatimento profundo ou depressão crônica. Fraco controle de impulsos e comportamento autodestrutivo ou suicida;
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- Baixo nível de estima própria e vergonha excessiva;
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- Culpa e autoflagelação;
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- Ansiedade generalizada e comportamento agressivo com alguns casos de transtornos dissociativos na forma de personalidade múltipla;
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- Interesse ou conhecimento súbito e não usuais sobre questões sexuais;
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- Expressão de afeto sensualizada ou provocação erótica;
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- Desenvolvimento de brincadeiras sexuais e masturbação compulsiva;
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- Relatos de avanços sexuais;
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- Desenhar órgãos genitais com detalhes e características além de sua capacidade etária;
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- Abandono de comportamentos infantis;
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- Mudança de hábito alimentar;
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- Padrão de sono perturbado;
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- Aparência descuidada e suja pela relutância em trocar de roupa;
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- Resistência em participar de atividades físicas;
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- Frequentes fugas de casa e prática de delitos;
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- Envolvimento em situação de exploração sexual;
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- Uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.
A frequência e o desempenho escolar somados com mudanças em relacionamentos sociais também merecem atenção:
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- Assiduidade e pontualidade exageradas;
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- Queda injustificada na frequência escolar;
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- Baixo rendimento causado por dificuldade de concentração e aprendizagem;
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- Pouca participação em atividades escolares;
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- Tendência de isolamento social;
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- Relacionamento entre crianças e adultos com ares de segredo e exclusão dos demais;
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- Dificuldade de confiar nas pessoas a sua volta;
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- Fuga de contato físico
Nas próximas semanas, daremos continuidade à essa sequência de publicações com a parte 3: Indicadores na conduta dos pais ou responsáveis.