Como agir: saiba como e onde conseguir encaminhamento para situações de violência sexual

O reconhecimento de uma situação de violência sexual gera preocupação e dúvidas. Saiba onde conseguir encaminhamento mais adequado nesta situação.

Violência sexual, que divide-se entre abuso e exploração, contra crianças e adolescentes é uma grave violação de direitos e um crime definido pelo Código Penal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Trata-se de um atentado à integridade física e psicológica, ao respeito, à dignidade, ao processo de desenvolvimento físico, psicológico, moral e sexual sadios e à proteção integral.

A gravidade da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes deve-se à situação de absoluta desigualdade de poder entre o abusador ou abusadora, em geral um adulto, que dispõe de todas as condições de se impor sobre uma criança ou adolescente que não tem como se defender.

Para tais casos, além de outras medidas que podem ser encontradas aqui, recomenda-se o contato com CREAS ou CRAS em âmbito nacional. Nas regiões oeste e central de São Paulo, o auxílio pode ser solicitado com o CNRVV (Centro Nacional de Referência às Vítimas de Violência).

O telefone do Centro – que fica em São Paulo – é o (11) 3866-2730.

O acompanhamento de casos de violência sexual deve ser extensivo à família para amenizar traumas e demais consequências sociais, psicológicas e físicas decorrentes desta violação de direitos humanos.

Para essas e mais informações sobre como agir em casos de violência sexual, veja a página: http://www.childhood.org.br/como-agir

Artigos relacionados