Childhood Brasil apoia e engaja na campanha #AgoraVcSabe, do Instituto Liberta, para dar voz às vítimas de violência sexual na infância e adolescência!

Como parte da campanha especial de maio, com foco no dia 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Childhood Brasil apoia, engaja e incentiva a sociedade a aderir à campanha #AgoraVcSabe, do Instituto Liberta. O objetivo da iniciativa é contribuir com um dos maiores desafios na causa: a subnotificação de denúncias em relação a esses crimes. Como divulgado, estima-se que apenas 10% dos casos de violência sexual contra meninos e meninas  são denunciados no Brasil.

O Instituto Liberta criará uma passeata virtual para dar voz a milhares de vítimas que sofreram violência sexual na infância e adolescência, mas não abordaram o assunto por inúmeros motivos, como inseguranças, medo do julgamento ou por terem sido silenciadas na época. Cenário ruim que foi intensificado quando contextualizamos no período de pandemia e isolamento social, pois, de acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, de janeiro a dezembro de 2021, 314.159 denúncias de violência contra públicos vulneráveis foram registrados por meio do Disque 100 e do Ligue 180.

102 mil denúncias são sobre violência sexual envolvendo meninos e meninas e estima-se que, a cada hora,  4 crianças ou adolescentes  sofram algum tipo de violência sexual no Brasil.

#AgoraVcSabe

Para ajudar a mudar esse panorama, o Instituto Liberta, organização que  assim como a Childhood Brasil, tem como compromisso o enfrentamento ao abuso e exploração  sexual de crianças e adolescentes no Brasil, lança uma campanha para trazer à tona os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes que nunca foram denunciados. O #AgoraVcSabe é um verdadeiro levante para romper o silêncio e conscientizar toda a sociedade sobre a importância da denúncia e de colocar à luz o problema da violência sexual na infância e adolescência.

Falar e debater o tema, de forma responsável, é o melhor caminho para as novas gerações entenderem o assunto e para toda a sociedade prevenir novos casos.
A campanha vem contando com a colaboração e engajamento de diversas instituições e personalidades, além de profissionais da rede de proteção da infância e adolescência.

Participe dessa campanha e rompa o silêncio caso você já tenha sido vítima de abuso ou qualquer outra violência sexual e não tenha denunciado. Acesse o site agoravocesabe.com.br e o perfil do @institutoliberta nas redes e saiba mais. E lembre-se: toda voz importa!

Artigos relacionados