Autoproteção: o que é isso?

Autoproteção: o que é isso?

Você ensina autoproteção para crianças e adolescentes? Nem sempre é possível aos familiares e responsáveis garantirem cuidado e proteção 24 horas por dia. Por isso, é muito importante que crianças e adolescentes saibam como elas mesmas podem se proteger em situações que possam trazer algum perigo. E é exatamente isso que é a autoproteção: o incentivo a esse autocuidado e o conhecimento para identificar e saber como agir em alguma situação de violência.

Mas como incentivar?

Há várias formas de autoproteção e diferentes maneiras de desenvolver esse autocuidado. Confira algumas:

 

1. Fale sobre o assunto

Para se proteger é necessário entender sobre o perigo, ou seja, é muito importante esclarecer o que é o abuso sexual e que qualquer pessoa pode cometê-lo (inclusive por pessoas que a criança ou adolescente conhece).

Sabia que a leitura pode ser uma ótima aliada nesse momento mais delicado? Confira algumas dicas de livros e a série Que Corpo é Esse?, parte do Projeto Crescer Sem Violência, parceria entre Childhood Brasil, UNICEF Brasil e Canal Futura, que promovem a autoproteção de crianças e adolescentes contra a violência sexual.

Confira a primeira e segunda temporada da série disponível no nosso canal do Youtube!

2. Cuidado com a internet

Hoje, a maior parcela da população tem acesso fácil à internet, inclusive crianças e adolescentes. Para navegar de forma mais segura, é necessário que a família e os responsáveis alertem sobre a importância da privacidade on-line, filtrem os conteúdos permitidos para acesso e denunciem sempre que vir alguma coisa errada. Neste episódio do Que Corpo É Esse?, a série mostra sobre os perigos da internet e como crianças e adolescentes podem denunciar!

3. Mantenha um diálogo aberto

Conversar abertamente sobre o assunto é muito importante tanto para a educação sobre o tema quanto para a conquista da confiança da criança com o adulto. Ensinar sobre o empoderamento de seus próprios corpos e a importância de dizer “não” quando algum adulto pedir que ela faça algo que a deixe desconfortável são temas importantes na conversa sobre autoproteção.

Todos esses cuidados são essenciais para que crianças e adolescentes saibam como se proteger do abuso e da exploração sexual. E a denúncia é a melhor forma de mudar esse cenário de violência. Por isso, ao sinal de qualquer suspeita ou confirmação de violência contra crianças e adolescentes, denuncie!

Acesse nosso conteúdo exclusivo com os principais canais de denúncia e saiba como você pode ajudar no enfrentamento da violência sexual: https://www.childhood.org.br/saiba-como-agir-denuncie.

Artigos relacionados