Pioneiros na luta contra o abuso e a exploração sexual DE crianças e adolescentes

Webinar aborda prevenção da violência sexual digital contra crianças e adolescentes

A Childhood Brasil realizou, nesta quinta-feira (12), um webinar exclusivo sobre prevenção da violência sexual digital contra crianças e adolescentes.

POR Childhood Brasil 18/02/2026
Tempo de leitura: 2 mins

A Childhood Brasil realizou, nesta quinta-feira (12), um webinar exclusivo sobre prevenção da violência sexual digital contra crianças e adolescentes. A iniciativa foi direcionada a colaboradores das empresas parceiras que apoiaram institucionalmente a organização em 2025.

Conduzido por Eva Cristina Dengler, superintendente de Programas e Relações Empresariais, o encontro reforçou a importância de ampliar o debate sobre a proteção de crianças e adolescentes também no ambiente corporativo, fortalecendo o papel das empresas como aliadas na disseminação de informação qualificada e na promoção de ambientes digitais mais seguros.

Durante o webinar, foram discutidos os desafios relacionados à presença de crianças e adolescentes no ambiente digital, reconhecendo a infância e a adolescência como fases fundamentais do desenvolvimento humano e destacando a garantia da proteção integral prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Também foram abordados os avanços do chamado “ECA Digital”, que reforça a responsabilização das plataformas e a necessidade de maior transparência e segurança nos ambientes virtuais.

O encontro destacou ainda diferentes formas de violação de direitos no contexto online, como negligência, violência psicológica e violência sexual, além de alertar para a subnotificação desses crimes no Brasil e para as estratégias utilizadas por agressores no ambiente digital.

Eva ressaltou que, além das medidas que são de responsabilidade das plataformas, a prevenção passa pelo diálogo aberto, pelo acesso à informação de qualidade e pela educação sexual e digital desde cedo. “Em casos de suspeita ou confirmação de violência sexual online, é fundamental observar sinais, acolher sem julgamento, ouvir com atenção e buscar apoio psicossocial e medidas protetivas junto ao Conselho Tutelar. A denúncia é um passo essencial para interromper ciclos de violência”, afirmou.

Ao final, foram compartilhados canais de denúncia e apresentados recursos como a iniciativa  Navegar com Segurança , da Childhood Brasil, que reúne informações e orientações práticas para famílias e responsáveis.

COMO DENUNCIAR