Criada em 1999 por Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia, a Childhood Brasil é uma organização sem fins lucrativos que integra a World Childhood Foundation, com escritórios também na Suécia, Alemanha e Estados Unidos.
Nossa atuação se baseia em um compromisso intersetorial, que engaja e articula órgãos públicos, organizações privadas e a sociedade civil para fortalecer a proteção da infância e da adolescência em todas as suas dimensões.
Entre nossos marcos está a mobilização para a criação e aprovação da Lei nº 13.431/2017, conhecida como Lei da Escuta Protegida — considerada um dos maiores avanços na proteção de crianças e adolescentes desde o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A lei estabeleceu novos parâmetros para a escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, especialmente a violência sexual.
Em 2025, a Childhood Brasil participou ativamente da mobilização pública e da revisão do Projeto de Lei nº 2628/2022, o chamado ECA Digital, que deu origem à Lei nº 15.211/2025. A nova legislação representa um marco histórico na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, ao estabelecer responsabilidades concretas para as plataformas digitais.
Nossa trajetória também é marcada pelo pioneirismo em diversas frentes, como a participação no projeto do número 0800, em 2005, que deu origem ao Disque 100; o Programa Na Mão Certa, lançado em 2006 e reconhecido como o maior programa brasileiro de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes; a parceria com o Canal Futura e o UNICEF no projeto Crescer sem Violência; e a integração à End Violence Against Children, iniciativa global da ONU.
Inspirar, promover e desenvolver soluções para prevenir o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Erradicar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes
Compromisso: Somos responsáveis, engajados e comprometidos, honrando nossos acordos.
Colaboração: Trabalhamos em rede, mobilizando pessoas e construindo parcerias relevantes.
Integridade: Agimos com honestidade e ética em todas as relações
Inovação: Encorajamos a busca por soluções inovadoras, a ousadia e o pioneirismo.
Diversidade: Promovemos ambientes inclusivos e generosos, onde o respeito é inegociável.
Com atuação global, a World Childhood Foundation hoje possui escritórios na Alemanha, no Brasil, nos Estados Unidos e na Suécia, a partir dos quais já foram apoiados mais de 500 projetos em 16 países. Todos os projetos apoiados pela Childhood no mundo todo são destinados às crianças em situação de risco, com um enfoque no abuso e na exploração sexual.
Em 1999, ainda sob o impacto do Congresso Mundial contra a Exploração Sexual Comercial de Crianças, realizado três anos antes em Estocolmo, S. M. Rainha Silvia da Suécia se uniu a empresários e fundações familiares para criar a World Childhood Foundation. No depoimento, ela fala sobre o trabalho da organização.
“O que começou em 1999 como uma articulação entre amigos e empresários hoje é uma das mais sólidas organizações no enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nos mais de 16 países em que atuamos. Mais do que isso, nosso objetivo tem sido permitir que as crianças sejam crianças. No Brasil, já desenvolvemos muitos projetos e programas estratégicos, impactando e transformando a vida de mais de 3 milhões de pessoas.
Em muitos lugares, onde antes se considerava impossível lidar com as questões da infância, já se vê uma mudança positiva, tanto de atitude quanto de comportamento. Quando começamos, sonhava que a Childhood e outras organizações que trabalham em benefício das crianças e adolescentes não fossem necessárias e que as crianças e adolescentes que vivem em situações inaceitáveis e circunstâncias violentas logo tivessem uma vida melhor. Mas ainda somos necessários e eu continuarei trabalhando com a Childhood com a mesma intensidade, diligência e engajamento que antes.”