Crescer Sem Violência

Conheça melhor o projeto “Crescer Sem Violência”, uma parceria da Childhood Brasil com o Canal Futura e a Unicef!

O Crescer Sem Violência, iniciativa em parceria com o Canal Futura, Unicef e a Childhood Brasil, tem como objetivo trazer temas destinados a crianças e adolescentes sobre o conhecimento do próprio corpo, exposição na internet, discussões sobre gênero, empoderamento, puberdade e a importância da autoproteção de modo informativo, atraente e lúdico. O projeto conta com três séries audiovisuais, com quatro temporadas repleta de diferentes temas com indicações para cada faixa etária, confira abaixo os episódios:

 

– Que abuso é esse? 

A série “Que abuso é esse?” é baseada em uma narrativa de ficção feita com marionetes e que apresenta, de forma franca e direta, os principais temas relacionados ao abuso sexual. Esta série de oito episódios chama a atenção de todos para a importância da proteção dos direitos da criança e do adolescente, bem como para os caminhos de identificação e denúncia e para as consequências do problema.

 

“Desmascarando o abuso” – https://youtu.be/X3wU-uAUmR8

Neste episódio, esclarecemos as diferentes formas de abuso e como diferenciá-lo de exploração, pedofilia, assédio e estupro, além de apresentar as questões legais.

“É só carinho?” – https://youtu.be/v2M736j51UQ

Considerando que o abuso sexual nem sempre é identificado pelas vítimas como violência, pois muitas vezes está associado ao prazer. “É só carinho?” esclarece que devemos sinalizar para a criança que o corpo dela não está aberto para todos e que ela pode dizer não, caso se sinta ameaçada ou desconfortável.

“Perigo no lar” – https://youtu.be/v2M736j51UQ

Este programa mostra formas que podem ajudar a interromper o ciclo de violência intergeracional, uma vez que traumas psicológicos da transmissão da violência familiar influenciam diretamente na ocorrência de mais casos de violência.

“Onde há fumaça…” – https://youtu.be/hNtfKJo_YCg

Sintomas e mudanças no comportamento de crianças e adolescentes podem ser indícios de abuso sexual. Sendo assim, este episódio ajuda a identificá-los, chamando a atenção para o fato de que, por vezes, os mesmos sintomas podem indicar, na verdade, outros tipos de trauma.

“É preciso ouvir” – https://youtu.be/Aln6L46WVbQ

O episódio aborda a importância de manter aberta a escuta da criança e tomar todo o cuidado para avaliar qual é a melhor maneira de reagir. Como falar? O que falar? Em que momento falar?

“A união faz a proteção” – https://youtu.be/8_NcXuUUyR8

De modo a reforçar que é responsabilidade de todos garantir os direitos das crianças e adolescentes e tomar atitudes para interromper as situações de violência que estejam ocorrendo, o programa apresenta exemplos de situações que mostram a importância das ações e do diálogo de cada agente da rede de proteção.

“Lobos em pele de cordeiro” – https://youtu.be/fCVaV0GBzFI

Nem sempre o abusador parece um “monstro”, e muitas vezes a sua relação com a criança é de afeto, o que dificulta a identificação e a confissão para ambos. O episódio apresenta aspectos da responsabilização legal e do tratamento psicológico adequado

“O caminho da denúncia” – https://youtu.be/SVJBwVVGeu8

Existe vida após a violência. Como e para quem fazer a notificação? Entrar ou não com um processo legal? Após a notificação, quais são as possibilidades de encaminhamentos e atendimentos para a reconstrução da vida individual, familiar e social? O programa vai ressaltar os fluxos de atendimento público previstos no Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil.

 

– Que exploração é essa?

“Que exploração é essa?” é uma microssérie em cinco episódios, tendo como tema o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Além de revelar o problema, a série aponta caminhos para que pessoas possam contribuir para a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

A denúncia ajuda o próximo – https://youtu.be/hCvyq5O9I84

O caminhoneiro Milton viaja na companhia do filho Diego, que aproveita as férias para conhecer o Brasil ao lado do pai. Ao pararem num restaurante, Diego é abordado por Sheyllon, uma garota de sua idade. A jovem revela sua situação de abandono familiar e conta como tornou-se vítima da rede de exploração sexual de crianças e adolescentes. Milton decide ligar para o Disque 100 com a esperança de mudar a vida de Sheyllon.

Redes hoteleiras – https://youtu.be/6_Wtk__KlCo

O caminhoneiro Milton e o filho Diego decidem parar a viagem para descansar. Na recepção de um hotel, Milton encontra outro caminhoneiro, velho conhecido seu, que está prestes a entrar no quarto com uma adolescente em situação de exploração sexual. Milton sensibiliza o amigo e consegue convencê-lo a não fazer o “programa”. A mudança nos planos leva a garota a ser pressionada por capangas da rede de aliciadores, mas a denúncia feita por Milton à polícia pode mudar seu destino.

Turismo – https://youtu.be/PAOdN3NyKo0

Após entregar a carga, o caminhoneiro Milton passeia com o f ilho Diego numa praia. Ali são abordados por um sorveteiro que lhes oferece uma “surpresa”: duas garotas são encaminhadas a Milton e Diego. Eles ouvem a história dramática das duas, que contam como entraram numa perigosa rede de exploração sexual. A conversa é interrompida com a chegada de um policial militar e de uma representante do Conselho Tutelar, já desconfiados de que havia exploração sexual naquela área turística. Milton e Diego denunciam o sorveteiro, colaborando para que os aliciadores sejam responsabilizados.

Perigo Virtual – https://youtu.be/cxWVkKDCyq0

O caminhoneiro Milton interrompe a viagem para que seu filho, Diego, envie para casa as fotos feitas durante os passeios. Numa lan house da estrada, Diego acessa seu e-mail e se surpreende ao deparar–se com fotos de meninos e meninas em posições sensuais. Milton se espanta: ele não imaginava que a exploração sexual de crianças e adolescentes também ocorresse na internet. No entanto, os dois descobrem que. pela rede mundial de computadores, também é possível denunciar esse tipo de situação.

Quebrando rótulos – https://youtu.be/RkmRORba-aY

O caminhoneiro Milton faz uma parada, a fim de abastecer, e descobre que a região agora é ponto de exploração sexual de crianças e adolescentes. O frentista o informa que ali, predominantemente, são garotos as principais vítimas dos aliciadores. Paralelo a isso, Diego está afastado, conversando com um garoto que revela a situação de exploração em que vive. Milton encontra os dois e é convencido pelo filho a ajudar o garoto. Eles ligam para o Disque 100 e, com a ajuda do frentista, tomam providências para encaminhar o jovem ao Conselho Tutelar.

 

– Que corpo é esse? 

Nesta série de animações, dividida em três microsséries de duas temporadas, conheça os Vila Cesar, uma família tipicamente brasileira. No meio da correria do dia a dia, o casal e seus cinco filhos vivenciam situações e refletem sobre assuntos muito importantes para o desenvolvimento sexual de cada um, em suas diferentes etapas de vida. Da descoberta dos órgãos genitais a temas complexos, como a homofobia e o sexting, “Que corpo é esse?” convida a um franco debate sobre direitos sexuais e autoproteção.

– Primeira Temporada

De 0 a 7 anos:

“Eu tenho um corpo” – https://youtu.be/9Yxf6yahjMU

“Privado e público” – https://youtu.be/cjweX5MIdIE

“É de menino ou de menina?” – https://youtu.be/_OzSs9Qq7WQ

“O direito de dizer não” – https://youtu.be/WPPnadaLX6g

 

De 08 a 13 anos: 

“O Jeito de cada um” – https://youtu.be/cgVIyINKnsM

“Internet e mídia” – https://youtu.be/SDb-s5hhHVA

“Corpo em mutação” – https://youtu.be/p48ruVfMOkI

“Empoderamento de meninas” – https://youtu.be/Huic2GNRgKA

 

De 14 em diante: 

“Meu corpo, minhas regras” – https://youtu.be/SMt8kDbta0c

“Internet” – https://youtu.be/7-Ll8rR_yCk

“Amores e relações abusivas” – https://youtu.be/RpqwzwFIdLs

“Estereótipos de gênero” – https://youtu.be/KE4pL6vulg4

 

– Segunda temporada

De 0 a 6 anos:

“Sharenting” – https://youtu.be/1D_DsKdp6qw

“Uso consciente e autonomia online” – https://youtu.be/f4iOHXD_LKY

“Compartilhamento de aparelhos” – https://youtu.be/CTXsevfTiOw

 

De 07 a 13 anos:

“Saúde emocional online e autoflagelo” – https://youtu.be/5dQqRxJbmWQ

“Modelo de masculinidade tóxica” – https://youtu.be/VeoMS_Erct8

“Aliciamento de crianças e autoproteção” – https://youtu.be/9JLYbc4v26k

 

De 14 a 18 anos:

“Reputação digital e ideação suicida” – https://youtu.be/aqRnitpwdYM

“Leitura crítica das informações online” – https://youtu.be/aD87x5mbQ7A

“Relacionamento online” – https://youtu.be/PhxEWRrjiJI

Artigos relacionados