Seminário marca parceria entre Childhood Brasil, PAULUS Social e UNICEF pela proteção de crianças e adolescentes

Nos dias 29 e 30 de outubro, a PAULUS Social, em parceria com o UNICEF e a Childhood Brasil, realizou em São Paulo o Seminário Nacional “Os Desafios da Política de Assistência Social no Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes”. O encontro, sediado na Faculdade PAULUS de Comunicação (FAPCOM), marcou oficialmente o início da atuação conjunta entre as três instituições em favor da infância e da adolescência no Brasil.

Com o objetivo de fortalecer estratégias de prevenção, proteção e atendimento a vítimas de violência, o evento reuniu profissionais de diferentes áreas para discutir o papel da Assistência Social e sua integração com as políticas de Saúde, Educação, Justiça e Segurança Pública. As discussões buscaram somar esforços na construção de uma rede cada vez mais articulada e eficiente na garantia de direitos.

A urgência de enfrentar as violências

Dados recentes do Atlas da Violência 2025, elaborados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, reforçam a gravidade da situação: em 2023, 13 crianças e adolescentes foram vítimas de violência a cada hora no Brasil. As formas e contextos dessas violências variam conforme a faixa etária, atingindo com maior frequência o ambiente doméstico.

Para a diretora-executiva da Childhood Brasil, Laís Peretto, a superação desse cenário exige ações conjuntas e contínuas, capazes de colocar crianças e adolescentes no centro das políticas públicas.

“As crianças e adolescentes que já sofreram violências não podem esperar pela falta de alinhamento. Seguiremos lado a lado, somando esforços por um País onde toda criança tenha o direito de ser apenas criança”, afirmou Laís.

Construindo caminhos e parcerias

Durante o seminário, representantes de diferentes instituições e órgãos públicos reforçaram a necessidade de fortalecer a rede de proteção. Entre eles, estiveram presentes o diretor-geral da PAULUS, Padre Silvio Ribas; o chefe interino de Proteção de Crianças do UNICEF Brasil, Paulo Moraes; o diretor de Proteção do Ministério do Desenvolvimento Social, Regis Spíndola; e a presidenta do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE), Luziane Castro.

Todos destacaram o papel da formação e do trabalho intersetorial como pilares para garantir o acolhimento e a proteção integral de crianças e adolescentes.

Compromisso com a proteção integral

A parceria entre PAULUS Social, UNICEF e Childhood Brasil simboliza um compromisso conjunto com o fortalecimento das políticas públicas e com a implementação efetiva da Lei nº 13.431/2017, que estabelece a escuta protegida. O trabalho articulado entre as três instituições busca gerar impacto concreto na vida de meninas e meninos em todo o país.

“Essa é uma iniciativa que reforça a importância da cooperação e da mobilização de saberes e práticas para ampliar a proteção e prevenir violências”, completou Laís Peretto”

Artigos relacionados