Seminário de Turismo Sustentável em Pernambuco

Com a chegada maciça de trabalhadores para a construção de novos empreendimentos no litoral sul de Pernambuco, houve um aumento da exploração sexual de crianças e adolescentes, do número de gravidezes e de usuários de drogas na região.  Preocupados com estes dados, a Childhood Brasil e o Sebrae promovem nesta quarta-feira, dia 20 de julho, o I Seminário de Turismo Sustentável no município de Tamandaré, a 99 km de Recife.

O evento, com apoio da Plan Brasil e das secretarias municipais, visa disponibilizar informações para a comunidade empresarial e líderes locais, para a construção de um guia de sustentabilidade do turismo na região. “Contar com o comprometimento das empresas na proteção da infância é de suma importância, porque o setor turístico não é responsável pela exploração sexual de crianças e adolescentes, mas pode ser utilizado como meio para favorecer essa violação de direitos humanos”, afirma Madalena Fucks, consultora da Childhood Brasil.

Além de receber anualmente muitos visitantes em busca de lazer, cresce o turismo de negócios no litoral sul pernambucano, devido ao Complexo Industrial Portuário de Suape, com mais de cem empresas instaladas, uma refinaria de petróleo, três plantas petroquímicas e o maior estaleiro do hemisfério Sul.

O seminário é uma das iniciativas do projeto Turismo e Proteção à Infância, uma aliança estratégica entre a Childhood Brasil, Plan Internacional e a Resposta Responsabilidade Social Posta em Prática. O objetivo da parceria é, principalmente, a formação de profissionais qualificados às ações de prevenção, atendimento e notificação de violência contra crianças e adolescentes, sensibilização do setor turístico e formação dos jovens.

Os principais palestrantes do evento em Tamandaré serão: a professora do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco, Nathália Körössy (Turismo Sustentável e Meio Ambiente) e o turismólogo e consultor da Childhood Brasil, Gilson Sousa (Turismo e Proteção à Infância). O público é formado por representantes das empresas que operam no setor turístico, especialmente hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Também serão convidados os profissionais do sistema de garantia de direitos (conselhos de direitos e tutelares).

O Seminário de Turismo Sustentável será adotado ao todo em sete municípios do litoral sul (Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaem, Tamandaré, Barreiros, Rio Formoso e São José da Coroa Grande). Antes, foi realizado um  levantamento do perfil das empresas que operam na região de praias dos sete municípios:

Municípios Meios de Hospedagem Bares e Restaurantes Total
Cabo de Santo Agostinho 20 22 42
Barreiros 03 11 14
Ipojuca 59 21 80
Rio Formoso 04 10 14
Sirinhaem 03 16 19
São José da Coroa Grande 11 33 44
Tamandaré 18 29 47
Total 118 142 26

Estes locais sofrem os efeitos da chegada dos chamados “homens de firma”, os trabalhadores dos novos empreendimentos, trazendo uma sobrecarga nos serviços de saúde, de turismo e de alimentação. Também cresce a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e pela AIDs na infância e na adolescência.

O Seminário de Turismo Sustentável já tem trazido bons resultados, onde já foi realizado. Em Cabo de Santo Agostinho, 13 empresas aderiram ao Código de Conduta Ética da proteção de Crianças e Adolescentes no Turismo do Estado de Pernambuco, e em São José da Coroa Grande contou-se com 17 novas adesões. Com a adesão, a empresa assume o compromisso público  de implantar políticas contra qualquer forma de exploração sexual de crianças e adolescentes, comprometendo-se a consolidá-las na imagem, na operacionalização de serviços e na filosofia da empresa.

Serviço:

Primeiro Seminário de Turismo Sustentável em Tamandaré

Data: 20 de julho

Horário: das 8h às 14 h

Local: Baia Branca Beach Resort, Loteamento Alvorada, Quadra 07, Lote 10-A – Campas, Tamandaré, Pernambuco

Artigos relacionados