MAPEAR: Pesquisa mapeia os pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, realizamos a cada dois anos a pesquisa MAPEAR. A pesquisa consiste no levantamento de todos os locais vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes – ambientes que possuem características específicas (de iluminação, vigilância, circulação de pessoas, prostituição de adultos, consumo de bebidas, etc), que tornam o local suscetível a futuras ocorrências.

Essa pesquisa possibilita que a PRF lide com os pontos de risco a partir dos seus diferentes níveis de vulnerabilidade, assim realizando um planejamento das ações que visam enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O projeto visa ainda subsidiar a implementação de políticas públicas e auxiliar nas ações organizadas pela sociedade.

Exploração infantil: como está a situação?

9ª edição do MAPEAR – 2021/2022

Mas, como é feita essa pesquisa?

Desenvolvemos uma forma de coletar informações sobre vulnerabilidades em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Neste método, os próprios policiais preenchem um questionário em um aplicativo específico em seus smartphones. As respostas são armazenadas em um banco de dados e analisadas por um sistema.

Os critérios usados vão além das memórias pessoais dos policiais e levam em consideração indicadores e novos dados para identificar a vulnerabilidade de forma objetiva. Esse método pode ser replicado em outros lugares. O sistema calcula a pontuação de cada local e divide em níveis de criticidade: crítico, alto, médio e baixo risco. Isso ajuda a evitar imprecisões e permite uma interpretação mais precisa para definir quais ações devem ser priorizadas em cada local.

Além disso, as informações podem ser filtradas por município, o que facilita a comparação e análise junto a outros estudos ou índices, conforme solicitado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH).