O abuso sexual entre crianças e adolescentes também pode acontecer. Saiba como prevenir e proteger desse tipo de violência!

Recentemente, Mika Ann, uma mulher de Nova Jersey, Estados Unidos, viralizou no Tiktok ao postar um vídeo relatando um caso de violência sexual que aconteceu na escola do seu filho. Sem revelar a idade e o nome, Mika contou que uma criança foi vítima de abuso sexual de um colega de classe e que a escola não informou sua família e entrou em contato apenas com os responsáveis pela criança que cometeu o ato. O vídeo serviu como alerta sobre um tema que gera muitas dúvidas e especulações: O abuso sexual também pode acontecer entre crianças e adolescentes?

Infelizmente, isso pode acontecer sim. Assim como são definidos em casos em que o adulto é o abusador, o abuso sexual cometido por uma criança, adolescente ou entre pares também é considerado uma infração. A diferença é que, nesses casos, há a aplicação de medidas socioeducativas a partir dos 12 anos.

A informação como prevenção!

A educação sexual – por meio de um diálogo sincero e cuidadoso –  é um dos caminhos para a prevenção da violência sexual de crianças e adolescentes.

Realizando as abordagens apropriadas para cada faixa etária, é importante que desde cedo sejam ensinados conceitos como autoproteção, consentimento, integridade corporal, sentimentos e quais são as partes privadas do nosso corpo. Abordar esses temas é fundamental para se trabalhar a autodefesa com as crianças e adolescentes.

Outro ponto importante é entender que a erotização precoce também pode ser um dos motivos para essa violência entre as próprias crianças e adolescentes. É de responsabilidade do adulto filtrar os conteúdos que chegam e não estimular esse tipo de prática.

O mais importante em todo essa abordagem preventiva é mostrar a disposição para ajudar.  Além de prevenir a violência, conversar sobre esses temas promove benefícios na confiança entre o adulto e a criança ou adolescente, principalmente se a criança for a vítima ou testemunha de violência sexual.

Para saber mais sobre como conversar com crianças e adolescentes sobre sexualidade, acesse nosso especial sobre Educação Sexual.

Artigos relacionados