Mobilizações alertaram foliões para proteção da infância no carnaval
A Campanha Nacional de Carnaval de Proteção à Criança e ao Adolescente, foi lançada na última 5ª feira, dia 7 de fevereiro, no Rio de Janeiro, pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger as crianças de todas as formas de violência.
Intitulada “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”, a campanha conta com filmes em televisão, spots de rádio e materiais impressos de divulgação. As peças destacam, sobretudo, a necessidade de proteção da infância e explicam aos cidadãos de que maneira eles podem denunciar atos de violência contra crianças e adolescentes, discando 100 ou procurando o Conselho Tutelar.
Várias mobilizações relacionadas à campanha foram realizadas em outras cidades. Em Olinda (PE), por exemplo, cerca de 50 participantes do projeto Jovens Mobilizadores – desenvolvido pela Childhood Brasil em parceria com a Plan Brasil e Coletivo Mulher Vida – participaram do Bloco das Bruxas, realizado pelo Coletivo há 22 anos, e cujo lema para 2013 foi “Brinque o Carnaval sem brincar com os direitos de crianças e adolescentes”. “Mesmo em um momento de brincadeira como o carnaval é possível sensibilizar os foliões para que eles voltem para casa mais conscientes e mais informados sobre os direitos das crianças e dos adolescentes”, afirma Cirlene Menezes, jornalista e consultora da Childhood Brasil em Pernambuco.
Em São Paulo, cerca de 1,5 mil pessoas se reuniram no sábado, 9 de fevereiro, em um bloco de Carnaval que pedia o fim da exploração sexual contra crianças. Na mesma data, o pedágio “Não desvie o olhar” foi realizado no aeroporto de Congonhas, na capital paulista, no qual passageiros podiam obter informações com conselheiros tutelares, que os alertavam sobre a importância de denunciar violações de direitos humanos de crianças e de adolescentes.