Dia da Internet Segura

Queremos reforçar cuidados e orientações para crianças e adolescentes no uso da internet

O uso da internet para as mais diversas atividades já é uma realidade para a maioria dos brasileiros. Em 2021, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios apontou que 90% dos lares têm acesso à web. Já o levantamento TIC Domicílios, do Centro Regional de Estudo para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), apontou que 90% dos brasileiros na faixa etária entre 10 e 15 anos acessaram a internet em 2021.

No Dia da Internet Segura (07/02), reforçamos a importância de proteger e orientar crianças e adolescentes no uso da internet. Muitos pensam que crianças e adolescentes estão seguros em casa, mesmo que navegando na internet através de celulares, computadores, vídeo games ou tablets. Infelizmente a internet é como uma imensa praça pública – e os mesmos riscos que crianças estão expostas em lugares públicos, também estão expostas em uma navegação livre e sem orientação na rede.

Isso se dá tanto pelo acesso a conteúdo e materiais indevidos ou inadequados para determinadas faixas etárias, como também pela interação com desconhecidos mal-intencionados. Além de estarem vulneráveis a diferentes golpes e a estratégias para captura das suas informações pessoais

A violência sexual no ambiente on-line pode ocorrer de várias formas. As vítimas podem ser coagidas a fornecer imagens ou vídeos ou adultos podem fazer contato casual com crianças e adolescentes por chats ou games, ganhar sua confiança e introduzir conversas sexuais, entre outros.

 

Como a violência sexual contra crianças e adolescentes acontece na Internet?

 

SEXTING

São fotos, imagens ou vídeos de nudez e exposição do corpo ou partes do corpo, transmitidas como fantasia e com a intenção de iniciação sexual ou erotização precoce.

CYBERSTALKING

Conjunto de comportamentos de assédio efetuados por uma pessoa contra crianças e adolescentes com o objetivo de conhecer e seduzir para ter uma relação sexual.

GROOMING

Adultos se envolvem com as crianças e adolescentes pelo meio digital e estabelecem uma relação de confiança para encontrar a vítima no mundo offline com intuito de ter relações sexuais.

Produção de materiais (fotografia, vídeo, desenho, filmes) de conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes

Essa é uma forma de exploração sexual tanto através da produção e exibição como da distribuição, venda, compra, posse e utilização de material que expõe o corpo da criança e do adolescente à satisfação da sexualidade dos adultos.

SEXTORTION

Pode ser uma evolução do sexting. Quando uma foto é compartilhada, as vítimas podem ser ameaçadas para enviarem mais fotos ou para participarem de um encontro presencial em troca de não terem suas imagens íntimas divulgadas.

 

Como proteger as crianças e os adolescentes no mundo digital?

Acompanhe as experiências das crianças e adolescentes na internet!

Defina condições para o uso da internet, como limite de tempo, sites, redes sociais e aplicativos permitidos!

Ensine a não falar com estranhos e nem compartilhar senhas ou informações pessoais!

Oriente a sempre se comunicar com educação.

Respeito deve valer em qualquer espaço.

Utilize a ferramenta de Controle Parentais nos dispositivos e redes sociais!

E nunca se esqueçam: a melhor maneira de prevenção é o Diálogo!

 

Você conhece a Safernet?

A Safernet é um site de denúncias gratuito que orienta crianças, adolescentes, pais e responsáveis que estejam enfrentando qualquer situação de violência no ambiente digital, como violência sexual, exposição forçada em fotos e filmes, chantagem e entre outros!

Sempre que você suspeitar ou ver uma situação de violência online, denuncie!

Sua denúncia é anônima e gratuita, é só acessar o link: https://new.safernet.org.br/denuncie

Artigos relacionados