Conheça o projeto que atua na proteção à infância nos hotéis do Rio de Janeiro

Não importa o idioma: ao chegar a algum dos hotéis das redes Bourbon e Vert para se hospedar com alguma criança ou adolescente, é obrigatória a apresentação de documentos que provem que o menor de idade está acompanhado de seu responsável legal. Essa medida é lei, mas está sendo reforçada através da ação “A Proteção Que Queremos” com o Projeto Hospitalidade, firmado entre a Childhood Brasil e as principais redes de hotéis do Rio de Janeiro.

A ideia surgiu já que as redes hoteleiras são multiplicadoras de informações e orientações para os hóspedes sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes, em especial contra a exploração sexual, que pode ter o número de ocorrências maiores em megaeventos. Entretanto, por meio dessa ação, as empresas alertam os visitantes para a situação e os convidam para participar do time pela proteção à infância.

O projeto tem duas fases, a primeira concentra as ações durante a competição, promovendo a ação “A proteção que queremos contra a exploração sexual de crianças e adolescentes”. O foco é disseminar informações sobre a obrigatoriedade da apresentação dos documentos de identificação, como propõe o artigo 82 do ECA, e instruir como agir diante de uma situação de suspeita ou confirmação de exploração sexual, denunciando para o Disque 100 ou utilizando o aplicativo Proteja Brasil.

Entretanto, o projeto não vai parar por aí! A ideia é que todas as ações desenvolvidas com as redes hoteleiras signatárias durante os jogos sejam expandidas e perpetuadas para depois do evento. Com essas ações, a Childhood Brasil quer trazer a importância da utilização desses espaços como canais de proteção à infância e à adolescência contra a exploração sexual no turismo. Assim, o desafio é que ele também se torne um importante e inédito legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 para o país.

Childhood Brasil já possui uma parceria de 10 anos com a rede Atlantica Hotels na prevenção e no enfrentamento da exploração sexual no setor hoteleiro e, com essa nova parceria durante os Jogos Olímpicos no Brasil, amplia as ações de proteção à infância.

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