Childhood Brasil apoia lançamento do kit afetosecretos

Conjunto didático bilíngüe será distribuído no sentido de colaborar na formação de profissionais que lidam com casos de abuso sexual de crianças e adolescentes

São Paulo, 12 de maio de 2010 – Em iniciativa inédita, a cineasta, psicanalista e artista plástica Graça Pizá lança, neste mês, um kit didático bilíngue [Português/Inglês] contendo o DVD do filme afetosecretos e o e-book afetosecretos – os sonhos revisitados. A criação desse material foi baseada na experiência psicanalítica de Graça Pizá, ao tratar de crianças expostas à violência sexual na infância e na adolescência.

A Childhood Brasil, organização que trabalha pela proteção da infância contra a violência sexual, por meio de programas próprios e de suporte a diferentes iniciativas focadas nesta causa, apoiou tanto a realização do filme, quanto a produção do kit. O material será distribuído a profissionais – médicos, psicólogos, professores e educadores de ONGs – que lidam com crianças e adolescentes no dia-a-dia.

O filme [média metragem] afetosecretos, lançado em agosto de 2009, revela a trajetória de reconstrução interior de uma adolescente, ao tentar superar os sofrimentos causados pelo trauma sexual incestuoso na sua infância. Tanto o roteiro, escrito com base na experiência de análise de mais de 3 mil casos de abuso sexual intrafamiliar, tratados na Clínica Psicanalítica da Violência [1996/2006], quanto a direção, foram realizados por Graça Pizá, entre 2008 e 2009.

Versado em 6 idiomas, esse filme utiliza uma linguagem onírica para tratar com arte e delicadeza o tema do incesto. Recursos, como as falas em off da personagem principal com a sua Psique, constituem metáforas visuais utilizadas para revelar fragmentos de sonhos. São sonhos que não revelam seu sentido imediato, mas, com suas narrativas e conteúdos manifestos, permitem um entendimento psicanalítico do psiquismo da criança exposta ao trauma do incesto.

No e-book afetosecretos | os sonhos revisitados estão os sonhos ‘reescritos’ do roteiro original e revelam um vocabulário próprio da criança violentada que fica presa, isolada em lugares secretos, simbolizados no filme, por uma ‘grande bolha transparente’.  São sonhos que representam o momento em que a criança entra no trauma do incesto, surpreendida, quando ainda não consegue perceber o perigo real e ameaçador que antecede a violência sexual. Afetos – como o medo, a sedução, o silêncio imposto – são revelados nos sonhos de pavor que evocam o mistério, a aflição e o medo que essas crianças precisam enfrentar.

“Em afetosecretos | os sonhos revisitados pode-se entender como a angústia, o desamparo, o excesso de uma sexualidade adulta e brutal paralisa, isola e faz sofrer, inclusive, crianças muito pequenas. A violência sexual na infância é tão silenciosa e invisível que transforma a criança em objeto-fetiche do abusador”, diz a psicanalista Graça Pizá, autora da obra afetosecretos.

e-book estará disponível para download no site da Clínica Psicanalítica da Violência (www.clinicadaviolencia.com.br) e na seção “Publicações” do site da Childhood Brasil (www.wcf.org.br).

O lançamento do kit afetosecretos ocorrerá na semana de 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Serão distribuídos, inicialmente, 250 conjuntos, com o apoio da Imprensa Oficial e da Clínica Psicanalítica da Violência.

“O objetivo é que ele sirva como material didático para a formação de profissionais que atendem crianças e adolescentes vítimas ou em risco de abuso sexual, com vistas ao fortalecimento da rede de proteção em torno deles”, diz Anna Flora Werneck, Coordenadora de Programas da Childhood Brasil.

“Esperamos que esse valioso material contribua para a formação dos profissionais que trabalham com crianças e adolescentes, para que sejam agentes de proteção e somem esforços conosco na prevenção e enfrentamento deste grave crime contra a infância”, afirma Ana Maria Drummond, Diretora Executiva da Childhood Brasil.

Sobre a Childhood Brasil

Braço brasileiro da World Childhood Foundation, criada por S. M. Rainha Silvia da Suécia, a Childhood Brasil foi fundada em 1999 e tem sede em São Paulo. Seu foco de atuação é a proteção da infância contra algumas das piores formas de violência: o abuso e a exploração sexuais. A organização apoia projetos desenvolvidos por outras ONGs em comunidades, fomentando experiências inovadoras de intervenção e contribuindo para o desenvolvimento de organizações de base. Em paralelo, desenvolve programas próprios, de amplo impacto. São programas que informam a sociedade, capacitam diferentes profissionais, fortalecem redes de proteção, disseminam conhecimento e influenciam políticas públicas, contribuindo para transformações positivas e duradouras para a causa.

Artigos relacionados