Bate-papo com Marcelo Tas, Jean Wyllys e Ministra dos Direitos Humanos

Cidadania online: o que fazemos e o que queremos? Este é o tema do vídeo-debate que será realizado ao vivo pela web na amanhã, 5 de fevereiro, às 16h (horário de Brasília), em homenagem ao Dia Mundial da Internet Segura.

O bate-papo tem como convidados o jornalista e comunicador de TV Marcelo Tas, o Deputado Federal Jean Wyllys e a Ministra dos Direitos Humanos da Presidência da República Maria do Rosário. Conta ainda com participação de adolescentes e jovens que praticam a cidadania na web, como é caso da catarinense Isadora Faber, que relatará sua experiência de criação do perfil “Diário de Classe” no Facebook, destacando o poder da juventude conectada para influenciar na formulação e fiscalização das políticas públicas no Brasil.

Os internautas poderão ainda fazer perguntas e interagir com os convidados através da página oficial do evento no Google+1. Basta possuir uma conta do G+1 e circular a página da Safernet Brasil no G+1 aqui. Além disso, haverá transmissão simultânea no canal do Youtube.

Outras ações
Também no dia 05 de fevereiro está prevista uma série de ações online e presenciais pelo País. Neste dia, a Safernet Brasil, responsável por organizar a data no Brasil, lançará um site exclusivo para adolescentes. Neste portal interativo, o público teen vai aprender, de maneira lúdica, noções de segurança e autocuidado na rede. Tudo isto em um espaço atraente recheado de jogos, HQs e cartilhas educativas para navegar com segurança.

Iremos lançar, em parceria da Childhood Brasil com a Safernet, as vídeo-aulas “Promovendo os Direitos de Crianças e Adolescentes no Ciberespaço”. O conteúdo tem como público-alvo os educadores que contarão com mais um recurso educacional para incluir a temática em sala de aula.

Outra novidade é o Concurso “Dia da Internet Segura 2013”, que conta com a parceria da GVT. A ideia é incentivar a participação de adolescentes e jovens nas campanhas de promoção do uso responsável e seguro da Internet, debatendo a questão da Cidadania na Web. Os participantes deverão criar vídeos, de até 2 (dois) minutos, que ilustrem o tema do Dia Mundial da Internet Segura 2013: “Direitos e Deveres Online: conecte-se com respeito”. A premiação inclui tablets, câmeras fotográficas, pendrives e kits da Safernet Brasil. O edital será divulgado no dia 05 de fevereiro, no site oficial do evento.

A Polícia Federal, em 27 estados brasileiros, também participará do Dia Mundial da Internet Segura. Agentes vão percorrer escolas, lan houses, centros de inclusão digital e cidadania, dentre outros espaços, para realizar uma ação educativa, distribuindo materiais educativos e orientando usuários e os responsáveis por esses espaços sobre como navegar com segurança e responsabilidade.

Já estão confirmadas cerca de 60 atividades de mobilização para a data que tem como proposta enfatizar a importância de comportamentos responsáveis e do exercício da cidadania também na web.

A agenda completa está disponível (e em permanente atualização) aqui.

Artigos relacionados