2
mar
2018

Oscar: 5 filmes que trouxeram o debate sobre abuso sexual contra crianças e adolescentes para a premiação

post_dica (2)

O cinema tem um impacto de comunicação muito grande – e suas obras são capazes de ultrapassar os limites do entretenimento e incentivar, de forma leve e eficaz, debates importantíssimos sobre a realidade que vivemos.

Com a proximidade da 90ª cerimônia do Oscar, que acontece no próximo fim de semana, a Childhood Brasil separou cinco obras que já concorreram anteriormente, aclamadas pela crítica da premiação, e abordaram a temática da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Confira a lista:

Spotlight – Segredos Revelados

Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2016, o filme aborda uma profunda investigação jornalística sobre crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes cometidos por padres. Baseada em fatos reais, a obra mescla depoimentos de vítimas e um extenso levantamento de informações a respeito de julgamentos e até mesmo ocultações realizadas a favor da Igreja Católica. Assista ao trailer aqui.

Moonlight – Sob a Luz do Luar

A obra é sobre momentos distintos da vida do protagonista Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami: o bullying na infância, o abuso sexual, a crise de identidade da adolescência e seu crescimento em meio ao tráfico de drogas. O longa-metragem venceu, em 2017, nas categorias Melhor filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante. Assista ao trailer aqui.

O Quarto de Jack

Com traços da famosa história de Natascha Kampusch, o filme conta a trajetória de uma mulher que é sequestrada ainda adolescente e acaba tendo que criar seu filho, fruto do relacionamento com o seu sequestrador, dentro do cativeiro. Um dos pontos mais sensíveis da narrativa é o fato de o menino, chamado Jack, presenciar os momentos em que sua mãe é violentada sexualmente por seu pai. Na premiação de 2016, o longa levou a estatueta de Melhor Atriz pela atuação de Brie Larson. Assista ao trailer aqui.

Preciosa – Uma História de Esperança

Vencedor nas categorias Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante, o filme gira em torno da vida de Claireece “Preciosa” Jones, uma adolescente norte-americana que engravidou e contraiu HIV após ser vítima de abusos sexuais cometidos por seu pai. Considerado chocante, o roteiro traz uma realidade dura e chama atenção para um tipo de violência física e psicológica que acontece dentro dos lares de crianças e adolescentes. Assista ao trailer aqui.

Dúvida

Estrelado por grandes nomes como Meryl Streep, Amy Adams e Philip Seymour Hoffman, o longa retrata a questão dos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes relacionados com padres da Igreja Católica de forma sutil e metafórica. Em 2009, foi indicado para as categorias Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante. Assista ao trailer aqui.

Assistiu a todos e quer conhecer outros títulos que abordam a temática? Acesse nossa filmografia.

Esta entrada foi publicada em crianças, crianças e adolescentes, Dica de Cultura, exploração sexual, infância, pedofilia e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.

As ideias e opiniões expressas neste blog não refletem necessariamente a opinião da Childhood Brasil. Nos reservamos o direito de aprovar os comentários submetidos pelos visitantes do sitepara publicação. Não serão publicados comentários de conteúdo discriminatório, que incitem qualquer tipo de violência, que não estejam relacionados ao tema foco do blog - proteção da infância contra o abuso e a exploração sexual, ou de caráter duvidoso, não comprovado.