Compartilhe: Coisas que todo mundo deveria saber

Conheça as campanhas e COMUNIQUE essa causa

  • #BrasilNaDefesaDaInfancia: Campanha da Childhood Brasil pela proteção dos direitos de crianças e adolescentes durante o mundial de futebol. A campanha informa, de maneira delicada e cuidadosa, que todos temos que cuidar das crianças e adolescentes no Brasil e que a violência sexual é um crime no país. Essa mensagem é passada por dois grandes jogadores: Neymar Jr e Daniel Alves. Clique aqui para ver o vídeo e jogar na defesa.
  • Está em suas mãos proteger nossas crianças: Campanha promovida pelo UNICEF convida brasileiros e estrangeiros a ficar atentos e denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo da FIFA 2014. Clique aqui para conhecer a campanha.
  • Não é curtição, é exploração sexual contra crianças e adolescentes: Campanha promovida pelo Promundo de enfrentamento à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes durante o Munidal de Futebol. Clique aqui para conhecer a campanha
  • Entre em Campo pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes: Campanha da Fundação Itaú Social e dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente das 12 cidades-sede da Copa. Clique aqui para conhecer e participar.
  • Bola na Rede: Um Gol pelos Direitos das Crianças e Adolescentes: Campanha de enfrentamento da exploração sexual contra crianças e adolescentes, organizada pela Rede Evangélica Nacional de Ação Social. Clique aqui para conhecer e participar. Clique aqui para conhecer e participar.
  • Não Desvie o Olhar: Campanha de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, organizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Clique aqui para conhecer e participar.
  • It’s a penalty: Campanha internacional promovida pela Happy Child visando mobilizar a sociedade global para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Clique aqui para conhecer e participar.
  • ANA – Aliança Nacional dos Adolescentes: Iniciativa dos adolescentes e jovens que compõe a Rede ECPAT Brasil e o Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Clique aqui para conhecer e participar.
  • Copa das Meninas: Lançada pela Plan International, a campanha “Copa das Meninas” tem como objetivo alertar a população sobre a situação da proteção infantil durante o mundial de futebol, focando a exploração sexual de crianças e jovens. Clique aqui para conhecer e participar.

Pesquisas e guias de referência: conheça para poder agir

Conheça fontes de referência e informações sobre a temática dos direitos de crianças e adolescentes. Conheça o problema para saber como agir.

  • Guia de referência para a cobertura jornalística – Grandes Eventos Esportivos e os Direitos de Crianças e Adolescentes: Desenvolvida pela ANDI, a publicação mapeia os principais riscos a que estão expostos crianças e adolescentes nas cidades-sede do Mundial 2014. O guia apresenta também as iniciativas desenvolvidas pela sociedade brasileira para garantir os direitos fundamentais desses grupos etários durante os megaeventos esportivos. Clique aqui para abrir o PDF.
  • A Infância entra em Campo: Riscos e Oportunidades para Crianças e Adolescentes no Futebol. Pesquisa liderada pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (CEDECA/BA) sobre riscos e oportunidades de crianças e adolescentes no futebol.
    Clique aqui para baixar o pdf.
  • Mapa Nacional de Governança, prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto mundial: mapa das ações e discussões empreendidas pelo governo federal e pelos governos estaduais e municipais, com a participação da sociedade civil, para enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes durante o mundial e seus preparativos. Realizada pela Childhood Brasil. Clique aqui para baixar o PDF.
  • Os homens por trás das grandes obras no Brasil: Relatório elaborado com base em pesquisa inédita sobre os homens que trabalham na construção de megaempreendimentos de infraestrutura no Brasil. Enfoca, prioritariamente, o envolvimento desses homens com a exploração sexual de crianças e adolescentes. Realizada pela Childhood Brasil. Clique aqui para baixar.
  • Vítimas da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Indicadores de Risco, Vulnerabilidade e Proteção. Essa violência é uma das mais extremas violações de direitos. Realizada pela Childhood Brasil. Clique aqui para conhecer o estudo.
  • O Perfil do Caminhoneiro Brasileiro 2010: Pesquisa elaborada com o objetivo de traçar um amplo perfil do caminhoneiro brasileiro, com ênfase na questão do envolvimento desses profissionais com a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCA). Realizada pela Childhood Brasil. Clique aqui para conhecer o estudo.
  • Exploração de crianças e adolescentes e a Copa do Mundo: uma análise dos riscos e das intervenções de proteção: Clique aqui  para conhecer o estudo na íntegra produzido pela Universidade de Brunel, de Londres. Clique aqui para conhecer a síntese.
  • Mapeamento dos pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras – Edição 2011|2012Realizado pela Policia Rodoviária Federal. Clique aqui.
  • Guia de referência para cobertura jornalística – Exploração Sexual de crianças e adolescentes: Documento produzido pela Agência de Notícias dos Direitos da Criança e do Adolescente (ANDI). Voltado para jornalistas. Clique aqui para baixar.